Leituras e descobertas do mundo
Não sou daqueles que acreditam que crianças não aprendem sozinhas. Muitas aprendem sozinhas experimentando as coisas no seu dia a dia. Mas também não sou daqueles que não se observa quando está com crianças: as crianças também aprendem com os outros (crianças e adultos). Alguém pode me explicar como elas aprenderam que um livro é interessante pelo número de páginas ou tamanho dos parágrafos?
Certamente que não são todas as crianças. Muitas crianças leitoras são estimuladas pelas gravuras, tipo de narrativa ou uma razão muito particular que podemos denominar gosto. Mas… (sempre tem um “mas”). Mas algumas crianças escolhem um livro a partir de uma matemática invertida: quanto mais palavras e páginas, menor é o interesse. Não acredito que aprenderam sozinhas: nas festas querem comer mais e mais; no parquinho, querem brincar mais e mais; com o celular, querem jogar mais e mais. Já com os livros… depende. E estudar? Também depende.
Não quero trazer respostas. Com o passar do tempo (e da idade), aprendo que boas respostas são aquelas que eu construo autonomamente e não somente pela mente (todo meu ser precisa compreender e aceitar as verdades que construo). Pois descrevo algumas de minhas respostas. As crianças leitoras precisam estar interessadas. E como despertar novos interesses e estimular interesses adormecidos?
Olho bem nos olhos da criança (e no corpo inteiro, pois, ele todo fala)… e vivo aquele momento integralmente. Ouço suas histórias. Apresento um livro (a criança não passa da capa). Sugiro que escolha um livro (se perde entre tantos e… engraça-se com um bem “magrinho”). Não recrimino. Pelo contrário, elogio pela escolha – afinal, toda escolha é uma conquista da criança leitora. Espero iniciar a leitura (sem pressão). Por vezes, pego um livro para mim e leio ao seu lado. Ela me pergunta sobre que história eu leio. Respondo. “Quer trocar?”. “Sim”…
O interesse precisa ser uma corrente d’água. Se não, não é interesse. Aguçar as águas do desejo é um milagre do viver pois nos lança completo naquilo que se faz. A Biblioteca Leituras e Descobertas do Mundo é um córrego suave de pequenos desejos. Os livros desejam crianças leitoras. Os educadores também desejam. São fios d’água que se juntam com outro fio. E outro. E outro. Formam um oceano ou um riacho temporário com chuvas de verão, não sei. Mas estão ali, subterrâneos, e podem minar a qualquer momento.
Por Luciano Melo, educador