29.4 C
Pedreiras
domingo, abril 14, 2024

Visita técnica de estudantes do IFMA/Pedreiras à cidade de Pedro II (PI)

EDUCAÇÃO


Um grupo de 39 estudantes dos cursos técnicos de Eletromecânica e Petróleo e Gás, coordenados pelo Professor Edson Barrinha de Geografia, juntamente com a Professora Patrícia Santos (História), Andrea Serrão (Sociologia) e Jordan Oliveira (Língua Portuguesa), participaram de uma visita técnica à cidade de Pedro II, Piauí, no dia 30 de novembro e 01 de dezembro. A atividade teve como objetivo analisar as condições geoambientais e as potencialidades econômicas, turísticas e patrimoniais da cidade de Pedro II.

Os estudantes conseguiram associar teoria e prática, obtendo assim, uma aprendizagem mais significativa. A escolha do objeto de estudo se deve às características econômicas, históricas e físicas de Pedro II, conhecida como “Suíça Piauiense”, em função do clima ameno numa área com altitudes médias de aproximadamente 700m.

A economia se baseia na extração de pedras preciosas, com destaque para as minas de opalas, encontrada em apenas dois pontos em todo o mundo: na Austrália e nas minas de Pedro II. São as mais belas e puras encontradas em todo o solo brasileiro.

Também se destaca um rico artesanato à base de fio de algodão, que dá origem a belas tapeçarias e redes.

O cronograma da atividade contemplou visita a uma mina de opala e a uma ourivesaria, ao centro histórico da cidade,  Mirante do Gritador, cartão postal da cidade, e entrevista para uma rádio local. No retorno houve uma parada no Monumento da Batalha do Jenipapo, localizado na cidade de Campo Maior.

O monumento é uma representação simbólica de um dos confrontos mais sangrentos da Guerra da Independência do Brasil. Foi um embate ocorrido no dia 13 de março de 1823, às margens do rio de mesmo nome, na então Vila de Campo Maior, Piauí. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major português João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.

Por José Edson da Silva Barrinha, professor de Geografia do IFMA/Pedreiras.

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas