34.7 C
Pedreiras
sábado, novembro 27, 2021

“Sororidade é isso: ajudar umas às outras”: Andressa da Silva Queiroz, uma das vozes contra a pobreza menstrual

“Sempre tive essa vontade de ajudar mulheres que necessitam de alguma forma. Olhei uma notícia sobre a pobreza menstrual e me veio mais vontade ainda de ter uma atitude e poder ir em frente com este projeto.”

A fala é da jovem farmacêutica e professora Andressa da Silva Queiroz, 23 anos. De sua inquietude surge o projeto “Absorvente é dignidade. Doe!”, que toca para frente com amigos, através do Instagram. Os valores arrecadados serão investidos em absorventes externos, que serão entregues à mulheres em situação de vulnerabilidade social. A doação direta de absorventes também é bem-vinda.

“A menstruação é parte da vida de pessoas que tem útero, isso é fato, mas o detalhe é que o ciclo biológico provoca uma série de mudanças na vida da pessoa e uma das dificuldades que essas pessoas sofrem é com a DESPESA de produtos de higiene. Quem não tem poder aquisitivo, por vezes, não tem acesso à esse produto de higiene básica, e isso acaba interferindo em outras coisas!”, destaca uma das postagens do projeto.

A ideia toma nota da trágica realidade vivenciada por brasileiras, a pobreza menstrual. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ano de 2019 apontaram mais de 13 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. Atualmente, em meio à crise da covid-19 esse número mais que dobrou para 27 milhões, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas. Em meio a essa desigualdade, uma em cada quatro adolescentes no Brasil não tem acesso a absorvente. Cerca de 20% das pessoas que menstruam não têm acesso a água em suas residências, são dados do relatório Livre para Menstruar, produzido pelo movimento Girl Up, com apoio da Herself.

“Sororidade é isso: ajudar umas às outras”, conclui Andressa

Deseja ajudar? É simples! Basta fazer um pix, de qualquer valor para: absorvente.doe@outlook.com. Outras dúvidas podem ser respondidas no perfil do projeto: @projetoabsorvente.doe

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas