29.4 C
Pedreiras
domingo, abril 14, 2024

Descartado caso suspeito da varíola dos macacos em São Luís

Até o momento, dois casos são investigados no Brasil da variola dos macacos. Diante da repercussão dos casos, a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus), descartou nesta quinta-feira ( 02), a presença de um caso suspeito na capital do Maranhão.

O caso foi avaliado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), seguindo diretrizes do Ministério da Saúde, O caso suspeito, agora descartado, seria de uma criança de cinco anos que apresentou sintomas semelhantes aos da doença. A criança recebeu atendimento médico do Município de São Luís e permaneceu em isolamento domiciliar, até a conclusão das investigações.

Casos suspeitos no Brasil

 Desde o diagnóstico do primeiro caso no Reino Unido, autoridades voltam atenção ao “monkeypox”. conhecido como varíola dos macacos, que já registrou cerca de 300 casos, em mais de 20 países fora do continente africano e mais casos devem se seguir, já que o vírus apresenta sintomas e feridas evidentes.

Na segunda-feira, 30 de maio, o Ministério da Saúde informou que foi notificado dois casos suspeitos, um no Ceará e outro em Santa Catarina. Os pacientes “seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância de saúde”, afirmou a pasta.

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos, segundo especialistas, costuma ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios inchados, calafrios e exaustão. ‘As lesões costumam se manifestar primeiro na face e vão se disseminando pelo corpo’, afirma Giliana Trindade, consultora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas