24.3 C
Pedreiras
terça-feira, abril 16, 2024

Pedreiras: de 39.153 habitantes para 36.980, segundo Censo 2022

“É através da quantidade de moradores que o Governo Federal envia os recursos para os municípios”, destaca gestora.


Em campo desde agosto, o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE), não traz boas novas para Pedreiras, Maranhão, em suas informações preliminares. Isso porque, como já se havia alertado, houve expressiva queda populacional, de 39.153 habitantes, em 2021, para 36.980 neste ano.

Em novembro do ano passado, a jornalista Mayrla Frazão já tratara da questão na matéria “Censo 2022: balanço realizado pelo IBGE aponta queda populacional em Pedreiras”.

“O principal deles é redução na faixa do Fundo de Participação Municipal (FPM), de onde o município tira a maior parte de suas receitas, para pagamento de despesas e todos os trabalhos. Questão de políticas públicas. Isso impacta diretamente a população”, destacou João Victor Abreu Cruz, Coordenador Censitário da Subárea de Pedreiras, na ocasião, pontuando os impactos e esforços para amenizar a baixa populacional, inclusive, revisitando residências no qual a entrevista não pôde ser realizada.

“Através da quantidade de moradores que o Governo Federal envia os recursos para os municípios investirem em políticas públicas necessárias para a qualidade de vida das pessoas”, explicou a prefeita Vanessa Maia sobre os impactos, ao fazer um ‘chamamento’ à sua população. Por trás da redução no número populacional pode está a expressiva falta de participação dos pedreirenses.

O instituto conta com o serviço do “Disque-censo”. “Caso você não tenha respondido ao questionário, verifique se alguém no seu domicílio respondeu. Se ninguém respondeu, ligue para 137 e fale conosco. A ligação é gratuita, todos os dias, de 8h até 21h30”. As informações também podem ser fornecidas no Pesquisa Censo Demográfico 2022.

A prévia do Censo aponta crescimento populacional, em média de 0,7%, o menor já registrado. Segundo o estudo, chegamos a 208 milhões de habitantes. Ou seja, a diferença nos números de quem nasce e de quem morre é cada vez menor. Uma das explicações estaria no envelhecimento populacional e seus impactos. O Maranhão, por sua vez, tem aproximadamente 6.8 milhões de habitantes, o que o torna o quarto maior estado, da Região Nordeste, em número populacional.

O IBGE deve divulgar, em março, os dados finais do Censo 2022.

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
Joaquim Cantanhêde
Joaquim Cantanhêdehttp://www.opedreirense.com.br
Jornalista formado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas