28.5 C
Pedreiras
domingo, abril 14, 2024

Parabéns nobre solo abençoado! Pedreiras 101 anos

O ano era 1920 do dia 27 de abril, quando Pedreiras, cidade do interior do Maranhão, conquistava sua soberania e iniciava sua trajetória que hoje atravessa um século. Carregando no nome referência à Pedra Grande, que na época de sua emancipação ocupava parte do território da cidade, foi conquistando ao longo dos anos o título de princesa da Região por ser uma das dez cidades banhadas pelo Rio Mearim e pelo notório desenvolvimento do mercado local, a “princesa do Mearim” tornou-se conhecida, como conta a história.

Pelas tradições religiosas, pela poesia, música e arquitetura de seus monumentos históricos, como a Igreja Matriz de São Benedito, em cada canto da cidade o pedreirense tem uma história para contar. Terra de grandes artistas que “muita gente desconhece”, de poeta à cantor, levam o nome da cidade como em um “pisa na fulô”. Dos símbolos que projetam em nossa memória o orgulho de ser Pedreirense, há João do Vale, grande artista da gente. Carregando Pedreiras na voz e no olhar, foi para além do Nordeste, a sua cidade representar.

Hoje, seus mais de 39 mil habitantes comemoram sua emancipação. São 101 anos de muita cultura e tradição. Enquanto o rio Mearim o nosso solo regar, a esperança em teu nome – Pedreiras – estará. Parabéns nobre solo abençoado!

Equipe O Pedreirense.

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas