33.3 C
Pedreiras
domingo, dezembro 1, 2024

“I Festival Poesia de Dumond”: arte e cultura na escola

JORNALISMO E COMUNIDADE


Estudantes do 5º ano da Unidade de Ensino Santos Dumond, em Trizidela do Vale (MA), foram protagonistas do primeiro festival de poesia organizado pela escola, intitulado “Poesia de Dumond. O evento, idealizado pela professora de língua portuguesa Mirana Flaesia, aconteceu na manhã desta quinta-feira (02) e contou com a participação do cantor Josivan Pereira e do escritor Wescley Brito.

O evento homenageou o maranhense do século XX, João do Vale, através da leitura de sua biografia e apresentação musical de sua composição “Pisa na fulô”. Cinco poesias foram declamadas pelos alunos, todas concorreram a premiações em dinheiro. Os vencedores? Ellen Sophia, em 3º lugar, Mauro dos Santos, em 2º lugar e Gabriel Firmino, em 1º lugar. A premiação entra como incentivo pelo esforço e dedicação de cada aluno, como pontuou a professora Mirana.

Foto: Mayrla Frazão

“Buscamos instigá-los a desenvolverem o que eles têm de melhor. O que eu posso dar para os alunos é um incentivo, é um sonho. É fazer com que eles acreditem que eles podem e que eles vão conseguir”, ressaltou.

Para o diretor da unidade, Ildilandes Sousa o festival tem um peso positivo no futuro dos alunos. “É uma semente plantada que com certeza ela vai se desenvolver e se transformar em um fruto muito bom. Então a gente sempre apoia essa iniciativa vinda dos nossos professores, por que a nossa maneira de ajuda-los de contribuir para que o desenvolvimento do trabalho deles seja o melhor possível”, Ildilandes Sousa Lima, diretor.

É importante ressaltar que para além de versos de amor, poesia também é pertencimento e memória. É um mundo alternativo que pode instigar a percepção dos alunos por meio de seus olhares. Parte dos alunos residem no bairro Aeroporto, um dos muitos bairros periféricos que carregam estigmas de que apenas a criminalidade e violência imperam. No entanto, a desconstrução desses estereótipos é um caminho que pode ser encontrado, inclusive na arte.

 “O próprio bairro é um objeto importantíssimo de transformação e percepção dentro dos poemas. Essa sensação de pertencimento do bairro vai se transferir para dentro da poesia. Esse sentimento de pertencimento ele é importante também desde a família, a rua, bairro e município”, pontuou o convidado Wescley Brito, escritor.

Foto: Mayrla Frazão
Foto: Mayrla Frazão
Foto: Mayrla Frazão
Foto: Mayrla Frazão

Professoras falam sobre I Festival de Poesia promovido pela Unidade de Ensino Santos Dumond

Música e Poesia. Dois mundos que agora cruzam o cotidiano dos alunos da Unidade de Ensino Santos Dumont, localizada no bairro Aeroporto em Trizidela do Vale (MA). É lá que acontecerá, nesta quinta-feira (02), o “I Festival Poesia de Dumond”, que premiará estudantes, pela criação e apresentação de suas obras. O evento também contará com apresentações musicais e homenageará o maranhense do século XX, João do Vale.

Em entrevista ao jornal, a professora Mirana Flaesia, idealizadora do projeto falou sobre a importância de levar a arte para o espaço escolar de modo a incentivar novas possibilidades aos estudantes. O projeto, abraçado pela gestão da escola, foi recebido com empolgação, como pontuou a supervisora escolar Gessé Alves. Confira:

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
Mayrla Frazão
Mayrla Frazãohttps://www.opedreirense.com.br
Jornalista - Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema)
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

Notícias relacionadas