22.9 C
Pedreiras
terça-feira, janeiro 21, 2025

Em memória do Poeta Samuel Barrêto: Rio da chegada e partida

Cultura O Pedreirense. “Encontros e Despedidas” letra de Milton Nascimento e Fernando Brant, interpretada por Maria Rita, filha da Elis Regina, é um símbolo do divisor de águas na comunicação de Pedreiras (MA). Infelizmente a mesma “chegada” registra a “partida” do poeta Samuel Barrêto, que tanto encanta e inspira a todos, antes na conversa presencial, hoje através dos poemas e lembranças.

No bar do índio, local que encontrei Samuel Barrêto em sua moto ao retornar do futebol, iniciamos uma conversa sobre vários assuntos, entre eles, a poesia. Sua forma ímpar de gesticular e transmitir conhecimento é algo que sinto falta. A espontaneidade, fluidez, carisma e conhecimento regional, ao destacar canções do poeta João do Vale e compartilhamento de histórias que poucos conhecem. Eu, ao observar, de ouvidos atentos, capturava suas palavras sentado na cadeira, após reservarmos uma mesa, enquanto à volta o bar com poucas pessoas, cerca de cinco pessoas, e o som suave da transmissão do jogo ao vivo do Sampaio Corrêa no fundo do bar.

“Quando morre um poeta, todos choram”, cantava o sambista Cartola. Pedreiras chora a perda de um grande homem, que caminhava entre nós com simpatia e poesia. A Cidade alegra-se por ver nascer grandes artistas, e acima de tudo, grandes pessoas.  É o que precisamos.

Samuel Barrêto é grande! Por seu carisma, arte e inspiração, ele é grande. Pedreiras que inspira seus artistas, hoje mais no que nunca recebe o Poeta em seus braços, e seu corpo, como oferta de gratidão por termos convivido com esse homem e pai de família, que encarou sua vocação como uma missão de vida.

 “Após a morte, a pessoa permanece conosco em pensamento; enterramos seu corpo, respeitamos tudo o que pertence a ela, e honramos a sua memória”, disse o escritor e filosofo britânico, Roger Scruton. A melhor forma de mantermos o legado do Poeta Samuel é mantermos a cultura de Pedreiras viva, incentivando nossos artistas, cantores, compositores, poetas, escritores e professores. A arte precisa de você para manter viva a memória do nosso povo.

Neste dia 22 de julho de 2020 marca o lançamento do veiculo de comunicação O Pedreirense com a missão de ser voz ativa para a população, e aqueles que caminham juntos gerando e descobrindo na sua arte novos talentos.

Por Elmadson Almeida – Jornalista

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas