22 C
Pedreiras
segunda-feira, fevereiro 16, 2026

Uma biblioteca viva

Leituras e descobertas do mundo


Começar uma nova fase da Biblioteca Leituras e Descobertas do Mundo… Acomodação nova para nossos livros… Desafios novos com o público maior graças a dois grupos de crianças que aprendem futebol no campo ao lado… Uma biblioteca viva que continuamente se recria em meio a sonhos e vontades de ser mais. Explorar mundos é nossa vocação: mundos internos e externos.

Na Praça dos Orixás, Jadson Kauã escreveu um livro com sua história do projeto. Disse que era um presente para mim. Numa página, escreve: “E essas crianças gostavam muito de ler e até de fazer atividade, escrever e muito mais. Neste lugar, tinha até professores que ajudavam os alunos a ler, escrever e fazer atividades…”. Explorar mundos com generosidade e atenção genuína é uma outra dimensão desta biblioteca a céu aberto.

Foto: Humanismo Caboclo

Os meninos da Praça São Raimundo Nonato, na grande Santa Maria da Codipi, trazem pensamentos – pequenas ideias que acham significativas. Na tarde deste sábado, Adão trouxe a seguinte ideia: “bondade e maquiagem têm que ser no tanto certo se não você vira um palhaço”. Indaguei sobre o quão necessário é a bondade. Já imaginou se não precisássemos regrar nossos desprendimentos amorosos? Mas, no mundo real, ser bom, pode ser ridicularizado… Ética, consciência trágica, sonhos. São ideias para pensar e fortalecer posicionamentos éticos na vida – outra dimensão de nossa biblioteca.

Este é nosso campo fértil de vida intensa e essencial. Esta é nossa biblioteca. Um campo amplo de possibilidades, sonhos e criações. Criar como uma necessidade humana vital. As crianças mudam. Os educadores se reinventam. A biblioteca se transforma.

Por Luciano Melo, educador

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas