26.4 C
Pedreiras
segunda-feira, abril 15, 2024

Situação de emergência no sul da Bahia: forte chuva deixa famílias desabrigadas

No sul da Bahia, moradores de pelo menos 26 cidades foram surpreendidos pela forte chuva, ocasionada por um ciclone extratropical, que se formou no oceano Atlântico. Na cidade de Itamaraju, uma das mais afetadas, um homem e dois sobrinhos morreram soterrados em uma área que apresentava risco de desabamento, nesta quinta-feira (09), dia em que a cidade registou volume de 450 mm. Segundo a NetSul Meteorologia, a previsão é de mais chuva nesta sexta-feira (10).

Imagens divulgadas por canais de TV mostram casas submersas e pessoas nos telhados aguardando socorro. Outra imagem que chama a atenção é a de famílias utilizando colchões como canoas para conseguir sair com vida de suas residências.

Foto: divulgação

Nas redes sociais, internautas alertam e pedem socorro pelas famílias desabrigadas após as inundações. O Governo do estado da Bahia mobilizou algumas equipes para socorrer e levar cestas básicas às familias. Artistas também utilizaram as redes sociais para pedir e ajuda e contribuir. Felipe Neto, digital influencer anunciou a doação de R$ 100 mil reais às famílias atingidas, além do humorista Whindersson Nunes que também utilizou sua rede social para pedir ajuda.

Dentre as cidades afetadas está: Anagé, Baixa Grande, Boa Vista do Tupim, Camacã, Canavieiras, Encruzilhada, Eunápolis, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio de Souza, Mascote, Medeiros Neto, Mundo Novo, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

Na manhã desta quinta-feira, o governador do estado informou já ter dialogado com alguns prefeitos e reafirmou o compromisso do governo em ajudar aos municípios afetados. O Graer (Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia) tem usado três aeronaves para atendimento à população. Um avião Grand Caravan decolou de Salvador transportando nove bombeiros militares que atuam na operação. Além disso, agentes do Corpo de Bombeiros foram convocados a integrar a força-tarefa.

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
Mayrla Frazão
Mayrla Frazãohttps://www.opedreirense.com.br
Jornalista - Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema)
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas