PEDREIRAS (MA)
Em Pedreiras, Maranhão, o período político vem sendo marcado pela escassez de espaços de fala e debate capazes de confrontarem visões de governança, em especial, de Vanessa Maia –que tenta a reeleição, Dr. Humberto Feitosa e Simplício Araújo, personagens da disputa pelo comando da prefeitura durante os próximos quatro anos. Partiu do Sindicato Municipal dos Aposentados e Pensionista a realização de uma sabatina, ocorrida na sexta-feira (27). Nem Vanessa Maia e seu vice, Dr. Walber Rodrigues, compareceram. Indagado, o sindicato afirma que não foi dado uma justificativa.
A Dr. Humberto e Simplício Araújo foram feitas a mesmas perguntas, em momentos distintos. Pautas foram diversas. Dos precatórios do Fundef, passando pela crise climática. Também se indagou sobre segurança pública. A saúde pública municipal, tão negativamente em alta nos últimos anos, também foi lembrada.
“Temos presenciado a onda de escândalos envolvendo a prestação de serviços públicos pela Fundação Municipal de Saúde de Pedreiras, situações que chegaram a ser manchetes de jornais e revista de circulação nacional. Sabemos que os recursos do SUS precisa ser administrado com vistas para garantir a abrangência e maior acessibilidade ao atendimento e tratamento de saúde a todos no município de Pedreiras, porém estamos vivenciando uma retração na oferta de serviços e filas prolongadas , mesmo com orçamento limitado há mais de 10 anos, Pedreiras possuem prestações de serviços mantido com recursos próprios, como por exemplo o Centro de Especialidades Médicas, Laboratório Municipal, Centro de Reabilitação, e outros que possuem recursos federais para garantir seu funcionamento como Hospital Municipal, Caps, Centro de Especialidades Odontológicas e Atenção Básica em Saúde, entre outros. Quais as propostas de políticas públicas na saúde do seu plano de governo propor-se ampliar e ofertar garantindo a prestação de serviços de saúde com qualidade e humanização?” argumentou-se em uma das perguntas feitas durante a sabatina.