21.2 C
Pedreiras
quinta-feira, julho 18, 2024

Seminário Técnico de Karatê recebe campeão maranhense Kaio César

No último sábado (23) atletas ocuparam o ginásio esportivo da Praça da Juventude em Trizidela do Vale, para o “Seminário Técnico de Karatê Kihon e Kumite”, ministrado pelo Sensei Kaio César, de Bacabal, Maranhão. Kaio é detentor da Faixa Preta 2ºDan, atleta da seleção brasileira 2019 e também detentor de 10 títulos de campeão maranhense.

O treinamento, organizado pelo Sensei Fredson Alves da Silva, reuniu 50 alunos com idades entre 5 e 48 anos, o seminário teve como objetivo principal a capacitação de técnicas e de lutas para a preparação da participação dos alunos e alunas para campeonatos.

“Sempre temos nos esforçado bastante pra divulgar esse trabalho sério e estamos idealizando dar continuidade a eventos como esses para atendermos crianças carentes, jovens, adultos, escancarar as portas do nosso dojo pra atender esse público de Trizidela do Vale e Pedreiras, melhorando a educação, respeito e disciplina. Essa é a visão que nós temos de contribuiur como cidadões na nossa sociedade”, disse o Sansei Fredson.

O Karatê moderno tem suas origens em mosteiros da China e Índia. Ele chegou ao Japão através desses monges e foi moldado à cultura local. Gichin Funakoshi era um dos praticantes do então Okinawa-te (como era chamado o Karatê na época). Funakoshi adicionou a essa prática o código de honra dos samurais (Budô), tornando-a uma arte marcial e mudando o nome para Karatê.

Em Pedreiras e Trizidela do Vale, chegou em meados de 2007, ministrado pelo Sensei Juscelino. Já a escola “Dojo GOTAIKAN” da qual partiu a organização do evento já existe há mais de 1 ano e 6 meses e está localizada na Rua Nova, em frente ao Colégio São Vicente de Paula em Trizidela do Vale.

Atletas durante Seminário Técnico de Karatê (Foto: Jorge Henrique)

Como de costume à maioria dos esportes brasileiros, a falta de incentivo e visibilidade é um dos desafios do Karatê na região. O Sansei Fredson estende agradecimentos àqueles que colaboram com a atuação do esporte local. “A credibilidade que temos recebido por parte da gestão de Trizidela do Vale, tem nos motivado a continuar o trabalho. Sempre somos muito bem recebidos na praça da Juventude, infelizmente isso não temos em Pedreiras, por isso é válido a gente agradecer esse reconhecimento por parte da gestão de Trizidela do Vale”, ressaltou o Sebsei Fredson.

O Karatê tem suas raízes na “Tode” – um sistema de autodefesa sem armas desenvolvido em Okinawa, influenciado pelas artes marciais chinesas, que tem mais de dois mil anos de história. No Japão, foi estabelecido como parte do sistema “Budo” (artes marciais japonesas); o “Karatê Tradicional”, portanto, é um termo geral para o Karatê que segue os princípios de Budo.

Por: Jorge Henrique

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas