“Estou preparada e feliz por poder representar todas as mulheres pedreirenses”, diz Waldirene em entrevista ao OP
É fundamental a participação e representação de mulheres na política para a criação de políticas públicas mais inclusivas. Em Pedreiras, Maranhão, cinco mulheres ocupam o parlamento da Câmara de Vereadores, no entanto, nenhuma conseguiu ser reeleita. Diante desse cenário, eleitores provam que não basta somente ser mulher, é preciso deixar marcas positivas e principalmente ocupar sua voz nesse espaço de poder, chance dada a Maria Waldirene Silva, conhecida como Waldirene do Lenoilson, única mulher eleita vereadora de Pedreiras na eleição de 2024.
Aos 52 anos, Waldirene, esposa do médico e ex-prefeito de Pedreiras, Lenoilson Passos, retorna à política, após oito anos. Em 2016 foi candidata a prefeita de Pedreiras, pelo partido Patriota, mas não conseguiu se eleger. Este ano foi eleita vereadora com 833 votos, a terceira mais votada. Para ela, uma surpresa, tanto quanto ser a única mulher eleita, mas durante entrevista concedida ao OP, garante estar “preparada para representar todas as mulheres”.
Durante a entrevista, Waldirene falou sobre a possibilidade de ser presidente da Câmara de Vereadores e sobre os desafios que poderá enfrentar durante seu mandato. Contou sobre os motivos que a fizeram retornar à política, sua relação com o executivo e principalmente sobre o papel que pretende exercer na casa do povo. Confira!