ESPAÇO CIMLAB
Lembrar o Dia Mundial de Combate à Meningite é lembrar a importância de incentivar a vacinação. Por isso, o laboratório Cimlab alerta sobre essa doença considerada um problema de saúde pública, tendo a vacina como uma das principais formas de prevenção.
O Dia Mundial de Enfrentamento à Meningite foi definido para 24 de abril. O objetivo desta data é lembrar a população sobre os sintomas da doença, da vacinação e da relevância em buscar ajuda médica imediatamente em caso de suspeitas. Para se ter uma ideia, em 2018, o Ministério da Saúde contabilizou mais de 3 mil mortes causadas pela doença, resultando um total de 15.706 casos no ano.
A meningite se caracteriza pela inflamação das meninges, que são membranas protetoras do sistema nervoso central. O problema dificulta o transporte de oxigênio para as células do organismo — ocasionando lesões motoras, mentais e auditivas. A doença é contagiosa e pode ser fatal.
Existem diversos tipos da doença, sendo a meningite viral e a meningite bacteriana as mais comuns e capazes de causar surtos. A meningite pode atingir pessoas de todas as faixas etárias, mas ocorre com mais frequência em pessoas que estão com o sistema imunológico fragilizado, como é o caso de idosos e crianças (principalmente, as menores de dois anos).