26.4 C
Pedreiras
segunda-feira, abril 15, 2024

“Natal Solidário” em Pedreiras: a força do voluntariado

“Amor ao próximo”, a frase que originou o projeto “Natal Solidário”, organizado por acadêmicos voluntários em Pedreiras, Maranhão, que neste ano mobiliza cerca de mil crianças, incluindo as da zona rural, durante uma semana de ações, com entrega de alimentos, brinquedos e lazer para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O projeto, que existe há 5 anos, atualmente conta com 60 voluntários que trabalham direta e indiretamente, durante todo o ano, para contribuir com um natal mais feliz para as famílias pedreirenses.

Mateus Queiroz, um dos voluntários do projeto ‘Natal Solidário’ (Foto: Joaquim Cantanhêde)

Reunidos, neste domingo (19), no Anfiteatro Dom Jacinto, os voluntários receberam crianças, em uma tarde de recreação com danças, brincadeiras e lanches. O acadêmico Mateus Queiroz, conta sobre a construção coletiva desta ação, a partir da reunião de um grupo de amigos, que hoje se expandiu para 60 pessoas. Diante do sorriso das crianças, ele ressalta a alegria em poder contribuir com um natal mais solidário. “A maioria de nós estudam fora, mas quando estamos aqui preferimos prestar solidariedade em nosso município. Então pra mim é uma alegria, porque eu quero um mundo melhor, a minha cidade melhor e isso é o mínimo que eu posso fazer”, relatou Mateus, um dos coordenadores do Natal Solidário.

Um dos principais problemas sociais que assolam os brasileiros é a fome, segundo dados do levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), cerca de 19 milhões de brasileiros estão passando fome. Culturalmente, ações solidárias se intensificam nesta época do ano, principalmente pela simbologia cristã que o natal representa para muitos.

“As ações de ir para as ruas atrás de doações, têm pouco mais de um mês, mas durante todo ano, a gente vem elaborando atividades para que no dia a gente consiga ter arrecadado todos os materiais necessários”, contou a acadêmica Ingrid Caroline, voluntária.

Marta Farias, uma das crianças beneficiadas com o projeto ‘Natal Solidário’ (Foto: Joaquim Cantanhêde)

A felicidade também ficou estampada no sorriso dos pais. Alegria e interação entre as crianças, segundo Edinalva da Silva, de 42 anos, tornou o evento ainda mais ‘gratificante’. Ela que levou a filha, conta a alegria em participar. “Eu achei legal. Até então não tinha participado, achei muito organizado e proveitoso. A equipe está de parabéns. É uma maravilha!”, ressaltou.

Durante o evento, os voluntários desenvolveram a socialização e o acolhimento das crianças, proporcionaram diversão por meio da dança e de atividades educativas, além de ofertarem lanches e doarem brinquedos ao final do evento. Para a pequena Marta Farias, de 10 anos, moradora da rua da ‘Alegria’, a diversão foi a atração principal. “Estou achando muito bom, pois tem brincadeira, pula-pula, comida, muito bom”, relatou com empolgação.

As ações se estenderão até o dia 26 de dezembro, de acordo com o coordenador Mateus Queiroz.

IMG_47611

O Pedreirense: colabore com o nosso trabalho via Pix (99) 982111633 – jornalismo que informa, notícias que importam.

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
Mayrla Frazão
Mayrla Frazãohttps://www.opedreirense.com.br
Jornalista - Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema)
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas