26.4 C
Pedreiras
segunda-feira, abril 15, 2024

Francinete Braga recebe comenda Maria Firmina dos Reis

“É o reconhecimento dessa nossa trajetória”


Na geografia do tempo, a escritora, primeira romancista do Brasil, Maria Firmina dos Reis (1822), e a feminista Francinete Santos Braga (1969), ocupam lugares distintos. Partilham, contudo, da mesma terra: esse Maranhão de meu Deus. Duas mulheres pretas, criadas sobre um solo fértil de suplicante resistência, em um ambiente encharcado pelo patriarcado, racismo e machismo, sendo a opressão sua mais forte toxina.

É o mesmo senhor tempo que permite o encontro delas – neste caso não físico, mas simbólico. Nesta quarta-feira (21), a ativista dos Direitos Humanos, Francinete Braga, foi uma das homenageadas com a comenda Maria Firmina dos Reis, em cerimônia promovida pela Academia Maranhense de Ciências e Artes Militares (AMCLAM), Instituto Internacional Cultura em Movimento (ICEM) e a editora Mundo Cultural Word (MCU), realizada em São Luís. Na impossibilidade de estar presente, Francinete foi representada pelo também escritor pedreirense Allan Roberth Vieira Alves. Além da comenda, lançou-se a Antologia Maria Firmina dos Reis: “Tributo a uma negra Úrsula”.

A escritora, primeira romancista do Brasil, Maria Firmina dos Reis (1822)- Ilustração: reprodução site Negrê

“É o reconhecimento dessa nossa trajetória, que a gente vem fazem, há muito tempo, tanto dentro do Movimento Negro, quando no Movimento de Mulheres . É uma honra, uma alegria grande. Um aval de que, apesar dos percalços, nós estamos no caminho certo. Fico até sem palavras. Sou fã incondicional de  Maria Firmina dos Reis, que rompeu fronteiras, o preconceito, o racismo e o machismo. Fez e continua fazendo história”, disse a apresentadora do programa Três Tons, em diálogo com o jornal O Pedreirense.

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
Joaquim Cantanhêde
Joaquim Cantanhêdehttp://www.opedreirense.com.br
Jornalista formado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas