Tão logo a vitória de Vanessa Maia, do Solidariedade, se concretizava, apesar da demora na divulgação do resultado, explicado, horas depois, pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as avenidas de Pedreiras, Maranhão, foram ocupadas por uma parte da população que saiu às ruas vestida com trajes laranjas para festejar a vitória da primei-dama da cidade vizinha, Trizidela do Vale. Crianças, jovens, adultos e idosos manifestavam alegria e euforia pela vitória de Vanessa Maia, que obteve, no pleito do dia 15 de novembro de 2020, 8.066 votos, vencendo, em termos percentuais com 36,63% de votos.
A ironia também foi às ruas. “Entrega a chave e fica com o chaveiro”, hit da noite, sendo tocado nos paredões que desfilavam pela Avenida Rio Branco, no coração econômico da cidade.
Parte dos manifestantes a pé, outras centenas de pessoas em motos e carros. Foram parar no bairro do Engenho, reduto do vice eleito, Dr. Walber Rodrigues da Cruz, que participou da comemoração, também vivenciada por integrantes da campanha de Vanessa Maia. Nos registros fotográficos abaixo, um pouco da festa laranja, que deverá ser a cor predominante nos próximos quatro anos, período em que Vanessa Maia deverá administrar sua cidade natal.
Por Joaquim Cantanhêde