Boas novas
Alegria e orgulho são os sentimentos que acompanham este momento. Nele, comunicamos que o clipe “A lavadeira e o lavrador”, está entre as obras audiovisuais selecionadas para a competitiva oficial da Mostra Maranhão de Cinema de videoclipes, parte da programação do Maranhão na Tela, que deverá ocorrer de 20 a 28 de setembro, em São Luís.
Lançado em 2023, o clipe de “A lavadeira e o lavrador” nasceu do desafio de se fazer uma releitura para um dos clássicos compostos por João do Vale, poeta do povo e maranhense do século 20. A parceria do jornal O Pedreirense com a banda Pedra Grande (Carlos Leite/vocal, Felipe Porto/baixo, Marcelo Cobain/guitarra e Betto Menezes/bateria e vocal) é o centro deste trabalho audiovisual que dá vida às cenas descritas por João sobre ambientes distintos: a prece pelo verão, a oração pelo inverno.
“Tão logo as ideias foram surgindo contatei o baixista Felipe Porto, com quem já havia trabalhado em 2022. Tão louco quanto eu, topou de cara e dias depois a Banda Pedra Grande já estava gravando. Ao longo do processo outras parcerias foram surgindo”, lembra Joaquim Cantanhêde, que assina a direção do clipe juntamente com Mayrla Frazão.
A trabalho é marcado pela qualidade sonora do WM Studios. Enquanto as cenas estreladas por Gabriel Almeida (o lavrador) e Elizete dos Santos (a lavadeira) se desenrolam, somos conduzidos por uma sonoridade que vai do rock ao maracatu, passando pela toada de nosso tradicional Bumba Meu Boi. Música popular pedreirense, audiovisual, cultura, crise climática, são alguns dos saberes que desaguaram nesta obra colaborativa também marcada pela participação do Programa Três Tons/Francinete Braga, Hyoran Ariel, Boi Brilho de Benedito/Mateus Araújo, Duda Abreu, Elaine Medeiros.
Na noite do dia 3 de maio de 2023, pedreirenses ocuparam as instalações do Cine Inter, durante noite de lançamento, com direito a exibição do audiovisual.