24.3 C
Pedreiras
terça-feira, abril 16, 2024

A falha moral das lideranças de Pedreiras

Dizem que os líderes são reflexos de um povo e vice-versa e não é de hoje que temos, em algumas lideranças, os piores exemplos para sociedade.

No entanto, esses últimos tempos, por conta da grande repercussão que os meios digitais e as redes sociais permitem, podemos observar mais de perto as falhas morais de nossos líderes.

É sabedor que em uma população que possui muitos problemas, com relação a formação educacional, possui mais dificuldades em compreender situações mais complexas, as vezes por baixo nível de escolarização, outras vezes por má formação e a maioria das vezes por terem dificuldade em relação à compreensão de questões cientificas especificas, como é o caso dos cuidados sanitários em relação à Covid-19. Nesse caso é, principalmente, pelo exemplo que se educa. E se de quem mais se espera não vem o exemplo, fica difícil trazer uma diretriz para seguir e educar uma população.

Estamos no meio de uma pandemia e a orientação de autoridades sanitárias do país e do mundo é que precisamos manter distanciamento social, usar máscaras e evitar aglomerações. Portanto, se espera que presidente, governadores, deputados, prefeito(a)s, secretários de saúde, médicos e outras pessoas, sejam os primeiros a darem exemplo, mas não o fazem, a começar pelo presidente Jair Bolsonaro.

Foi o que aconteceu em Pedreiras no dia 04 de abril de 2021 com a situação da vitória na “justiça” de Vanessa Maia (prefeita de Pedreiras) no Tribunal Superior Eleitoral – TSE, que deferiu a eleição da Prefeita em uma decisão do Ministro Edson Fachin.

Vídeo: Alex Divulgações

Para comemorar a decisão, as lideranças de Pedreiras do governo atual e seus apoiadores, fizeram uma carreata provocando aglomeração e com muitas pessoas sem máscara. Podemos destacar, além da presença da Prefeita, do vice-prefeito Dr. Walber Rodrigues (médico) e do Secretário de Saúde de Pedreiras, Marcílio Ximenes, todos sem a devida proteção facial (máscara) e com direito a uma dancinha ridícula do vice-prefeito e prefeita. Depois dessa “festa” podem essas pessoas falar com alguma autoridade para população evitar aglomeração e usar máscara? É a falha total da civilidade e do bom senso.

O que se espera de governantes e de seus auxiliares é que se espelhem nos mais altos valores da ética, moralidade e civilidade. Que os mesmos tomem decisões pautadas no equilíbrio emocional e em acordo com a ciência. Mas não foi o que ocorreu nesse dia. Vimos pessoas despreparadas para gerir a pauta da saúde em Pedreiras e que se mostraram pequenos, em uma atitude politiqueira, e dando o pior exemplo a sociedade pedreirense.  É preciso mais coerência e menos hipocrisia. Mas o que esperar de discípulos do bolsonarismo.

Por Jaime Ribeiro Lopes, professor de Geografia

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas