33.3 C
Pedreiras
domingo, dezembro 1, 2024

66ª Assembleia Geral da Assema: novos caminhos com babaçuais em pé

MEIO AMBIENTE E CIDADANIA


De crachá no pescoço, Franciele Silva veio da comunidade Potó, município de Esperantinópolis (MA). Era uma das faces jovens dentre os que participaram da 66ª Assembleia Geral Ordinária da Associação em Área de Assentamento no Estado do Maranhão (Assema). Um encontro de gerações para escolher nomes e rumos, afinal de contas, a luta pelo babaçu livre é uma lida de todo dia.

“Nem todo mundo sabe, mas muitos projetos, na comunidade, foram eles que ajudaram” destacou Franciele, sobre a importância da Assema, em especial, na criação de projetos que possibilitam um desenvolvimento emancipador, coletivo, mantendo babaçuais em pé e fortalecendo a agricultura familiar.

https://www.flickr.com/photos/190384549@N08/albums/72177720309985656
Fotos: Joaquim Cantanhêde

“A ASSEMA está comprometida em: combater às desigualdades de gênero e geração; contribuir para a produção de alimentos seguros e diversificados destinados ao autoconsumo e mercados; contribuir para a geração de renda por meio da organização dos processos comerciais cooperativistas e associativista no mercado justo e solidário; apoiar as ações de educação contextualizada em escolas públicas rurais e de alternância e contribuir para o empoderamento dos sujeitos para a intervenção nos espaços de tomadas de decisões de políticas públicas destinadas a estes”.

A assembleia realizada nos dias 20 e 21 de julho, que teve como ponto forte a eleição de uma nova direção, também foi marcada pelo lançamento do Manual de Boas Práticas de Manejo do Babaçu, bem como prestação de contas do exercício financeiro no primeiro semestre de 2023 e socialização do Plano Estratégico Quinquenal de ações da ASSEMA para o período 2023 – 2027.


Foto: Joaquim Cantanhêde

“Dar continuidade no trabalho que já vem sendo feito e melhorar cada vez mais. A Assema está nos assentamentos, nas conquistas que a gente tem, na preservação das palmeiras, nos projetos”, pontua a jovem quilombola Francisca Ferreira, secretária geral de juventude do Sindicato dos Trabalhadores rurais de Lima Campos.

Quais os cargo e nomes da nova direção?

Coordenador (a) Geral: João Pereira de Sousa
Coordenador (a) Geral adjunto (a): Franciane Rodrigues Farias
Coordenador (a) financeiro: Ildo Lopes de Sousa
Secretário (a) geral: João de Deus Carneiro Machado Filho
Conselho administrativo: Raimunda Berenice Rego de Sousa
Conselho Fiscal: 1º Luciane Sátilo Souza, 2º Domingos Evangelista dos Santos, 3º Juvenil Costa Parga

“Um momento muito rico para o Intercambio de conhecimentos e exercício da gestão democrática do nosso movimento social, através da fala, da escuta e do direito de votar e ser votado”, destaca a Assema, em publicação no Instagram.

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
Joaquim Cantanhêde
Joaquim Cantanhêdehttp://www.opedreirense.com.br
Jornalista formado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas