28.5 C
Pedreiras
domingo, abril 14, 2024

Vanessa Maia:“Vamos coroar Pedreiras”

A política local não costuma esperar pelas convenções partidárias para deixar nítido o grau de efervescência que caracteriza os meses de campanha. Basta olhar para os desdobramentos desta semana e observar os diversos grupos políticos se arregimentando para uma batalha a ser travada nas urnas, no dia 15 de novembro de 2020. Mas são as convenções que sinalizam, dentro do que rege à Lei Eleitoral, o começo de uma série de movimentações, que para os candidatos à prefeitura e vereança, devem traduzir-se em votos. É quando a disputa oficialmente começa.

O partido Solidariedade fez do Global Clube local de partida de uma jornada que só o resultado dirá se fora exitosa ou não. Azul e laranja, cores que predominavam no ambiente. Balões, camisas personalizadas, telões, luzes, foguetes, bandeiras e centenas de pessoas. Foi nesse contexto que o partido sacramentou a candidatura de Vanessa dos Prazeres Santos (Vanessa Maia), à prefeitura de Pedreiras, Maranhão, tendo como vice Dr. Walber Rodrigues da Cruz, do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Ambos chegaram acompanhados por dezenas de apoiadores, incluindo lideranças políticas, entre elas Fred Maia, prefeito de Trizidela do Vale, esposo de Vanessa Maia. Outra parte do público já os aguardava dentro do espaço destinado à convenção. “A mulher vem aí”, foi a trilha sonora que recebeu a candidata, para logo em seguida ocupar uma das cadeiras no palanque, ao lado de seu vice, mas não estavam sós. Empresários, políticos do Médio Mearim e os candidatos a vereador ocuparam espaço na parte mais elevada, destinada aos discursos.

“Quero trazer uma palavra, que é uma prece. Uma prece para dar força, entusiasmo e cada vez mais coragem nessa luta que vocês se colocaram a serviço. Queria que Dr. Walber e Vanessa viessem mais para cá e gostaria, em nome de todo trabalho e educação política do santuário, que nós cristão estendêssemos os braços e desejássemos toda alegria, fé, coragem e gratidão”, disse o padre José Geraldo, reitor do Santuário de São Benedito, chamado por Coutinho Neto, um dos locutores, de “o top dos tops”.

Ao pastor Augusto coube a representar do segmento evangélico durante o evento. Em sua fala evocou narrativas bíblicas, destacando o papel da mulher em diferentes contextos. Ousou ser mais imparcial: “A nossa pré-candidata, Vanessa Maia, tinha tudo para fazer vistas grossas para o que está acontecendo com a nossa sociedade, com o clamor popular. Ela tem sua formação, seu emprego público, seu esposo é um empreendedor visionário. Ela poderia muito bem viver a vida dela e deixar que os problemas alheios, por si só se resolvessem”, destacou, antes de proferir uma benção aos candidatos.

A convenção é também o momento para a defesa de teses, ela dá uma ideia dos discursos que serão adotados ao longo da disputa com a finalidade de convencer o eleitorado, em especial, os indecisos. A ideia do “Não enxergo uma pessoa ali que seja ficha suja”, proferida pelo vereador Bruno Curvina ao apontar para o grupo sentado no palanque, e corroborada na fala do Prefeito Fred Maia, em clara alusão ao ex-prefeito Raimundo Louro (enquadrado na Lei da Ficha Limpa), evidencia que o argumento de que todos ali são honestos deve imperar em um grupo que flerta com Flávio Dino e Bolsonaro. Mas tanto o vereador quanto o prefeito se esqueceram que Vanessa tem entre os apoiadores Jânio Balé, integrante do grupo de autoridades no palanque. O ex-prefeito de Trizidela do Vale tem sobre si diversas condenações por Improbidade Administrativa, em decorrência da pratica de corrupção durante sua gestão.

Dr. Walber Rodrigues da Cruz durante Convenção Municipal (Foto: Mayrla Frazão)

Numa noite em que a emoção foi a nota tônica, surpreendente foi a presença e fala de Juscelino Filho, Deputado Federal, presidente do Democratas no Maranhão, partido do prefeito Antônio França, que até o momento mantém-se como pré-candidato à reeleição. Sua fala deixou ainda mais incerta os rumos políticos do gestor ao deixar claro seu apoio à chapa oponente: “Ela tem uma sensibilidade, como ninguém, para cuidar das pessoas. Não tenho dúvidas do compromisso que ela tá assumindo com Pedreiras. Ao seu lado tem um grande homem, o atual prefeito de Trizidela, com 98% de aprovação. A partir de primeiro de janeiro, eles estarão à frente de nossa cidade e eles terão ao seu lado um Deputado Federal amigo”. Juscelino Filho disse ter feito sua parte para o desenvolvimento da cidade, diante da parceria, agora perecida, com Antônio França.

“O coração tá pra sair pela boca”. Desse modo o prefeito Fred Maia iniciou seu discurso, numa clara desconstrução da imagem que por longos anos acalentou: a de um líder político sem papas na língua e um cabra macho do sertão. Se esse contraponto é parte do discurso ou não, o fato é que por vários momentos se emocionou, faltando-lhe palavras, sob o olhar atendo de Nilza Maia, sua mãe.  Numa clara provocação a seu antigo aliado, Raimundo Louro, Fred fez questão de enfatizar a presença de sua família na convenção e como se não bastasse, dizer: “aqui tem família”, saudando, logo em seguida, Kleber Louro, que passou apoiar Vanessa Maia descontente com a ida de Raimundo Louro, seu irmão e desafeto, para o grupo de Dr. Humberto Feitosa (PSC).

“Olhar para o rosto de cada empresário desses, que está aqui, homens de bem, que geram do seu suor, do seu trabalho, vários empregos para desenvolver a Princesa do Mearim”, pontuou Fred Maia, com relação a um grupo de empresários presentes no palanques, os mesmos que ajudaram a eleger Totonho Chicote e Antônio França, cujo as gestões são as mais contestadas nos últimos anos.

Fred Maia evitou citação direta ao nome do atual prefeito de Pedreiras, verbalizou descontentamento da sua forma. “O oxigênio dela está acabando, porque está sofrida de tanto atraso, preguiça e falta de compromisso”, destacou o gestor sem esclarecer quem seriam os preguiçosos e descompromissados em relação à cidade de Pedreiras. Com a fala no tom que lhe é comum, frisou: “está esquecida, porque tiraram seu vestido de princesa e quebraram sua coroa”. Destacou conquistas de sua gestão na cidade vizinha e a honestidade de Dr. Walber, que falará logo em seguida. 

Vanessa Maia durante Convenção Municipal (Foto: Mayrla Frazão)

“Eu quero usar, Vanessa Maia, toda essa experiência no setor de saúde, que tanto preocupa nossa população. Vamos equipar nossas unidades de saúde, hospitais. Estou aqui com o bisturi amolado, para entrar, a partir do dia primeiro de janeiro, e fazer essas cirurgias que estão acumuladas”, destacou Dr. Walber, enfatizando que muitos pedreirenses acabam recorrendo à outras cidades para ter acesso à especialidade que, segundo ele, serão ofertadas caso logrem êxito no pleito de novembro.

“A pré-campanha de Vanessa Maia vem conquistando os pedreirenses nos quatro cantos”, ecoa  a voz  de Klayrton Sousa, apresentador do programa Tribuna 101, no Global Clube. Uma pausa nos discursos. Saindo da política, migrando para a uma exposição mais pessoal da candidata, a partir da perspectivas de pessoas próximas a ela. “Desde pequenininhas nós fomos criadas juntas”, relata uma de suas amigas, descrevendo-lhe qualidades. Também em uma mensagem de vídeo, o senador Weverton Rocha oficializou seu apoio à candidatura de Vanessa Maia, descrita por ele, à revelia de uma atuação política inexistente, como “líder nata” e acrescentou: “vai dar um jeito em Pedreiras”.

Da emoção à euforia, coube a Coutinho Neto chamar Vanessa Maia para o último discurso da convenção.

“Não é justo, uma cidade do porte de Pedreiras está como está, uma cidade que exclui quem mais precisa, que cresce para uns e outros não, que não acolhe e não cuida dos seus filhos, adotados e nascidos aqui. Mas essa mudança nós vamos trazer, porque faremos uma administração de respeito, oportunidade para todos. Vamos trazer de volta o brilho que Pedreiras precisa, a esperança e a autoestima do povo”. Em seu discurso a candidata defendeu atenção especial à saúde, aérea de sua formação. Queixou-se da não valorização dos profissionais locais e prometeu, à juventude presente, capacitação profissional. “Vão poder sentar na porta de vocês, conversar no final da tarde, sem ter medo da violência e da criminalidade. Nós vamos buscar parcerias com o estado para dar segurança à nossa cidade”. Ao lado de Fred Maia, Vanessa reiterou que ele será, pela experiência, parte de sua gestão. “Você dispensa comentários, tanto como homem como administrador”. Vanessa finalizou seu discurso dizendo: “Está aqui a mudança que vocês a tantos anos estavam esperando, mas a partir de janeiro de 2020 nós estaremos lá e a mudança vai ser feita”.

Por Joaquim Cantanhêde

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
Joaquim Cantanhêde
Joaquim Cantanhêdehttp://www.opedreirense.com.br
Jornalista formado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas