29.4 C
Pedreiras
domingo, abril 14, 2024

SINDSERPE: parabéns a todos os professores

OPINIÃO


Caros colegas professores, nesta data festiva em alusão aos profissionais da educação, venho por meio desta mensagem, congratular-me a todos vocês, que assim como eu, escolheram a missão de educar. Sabemos bem o quão difícil é para nós o exercício desta profissão, os desafios que enfrentamos diariamente para ajudar nossos alunos a construir conhecimentos, saberes, valores e princípios que nortearão suas trajetórias.

Ao mesmo tempo que é tão gratificante e prazeroso, sabermos que somos responsáveis por transformamos suas vidas e projetarmos as mesmas para o futuro, contribuindo com a formação moral e ética dos nossos educandos. Pesa em nossos ombros o dever de formar cidadãos e capacitá-los para o enfrentamento da realidade, apesar de todas as mazelas que nos sãos impostas.

Vivemos tempos sombrios, onde muitas vezes, as dificuldades parecem superar nossa capacidade e nossa força, mas somos seres limitados, sofremos adversidades, não somos reconhecidos, tampouco valorizados como deveríamos. Isso é fato! Infelizmente, a educação não é encarada com a seriedade que deveria, por parte daqueles que assumiram, perante a sociedade, o compromisso de trabalhar em prol de uma educação de qualidade.

Deparamos com um cenário onde a educação sofre precariedades e sucateamento, além de desmontes. A educação tornou-se mercadoria e, diga-se de passagem, das mais baratas. Falta-nos governantes comprometidos, sobra-nos corrupção e roubalheira, com o desvio dos recursos e verbas que deveriam chegar às escolas.

Muitos professores são obrigados a ter mais de um emprego para poder sobreviver, acarretando sobrecarga de trabalho, afetando sua saúde e seu bem-estar. Por outro lado, as famílias, que são responsáveis pela primeira educação, muitas vezes transferem sua responsabilidade para as escolas, numa inversão de valores, nos obrigando a um fardo quase que insuportável.

Desabafo à parte, só para dizer o quanto nossa profissão nos exige. Apesar de tudo, seguimos com nosso trabalho, afinal de contas, o professor é o pilar da sociedade na qual ele próprio está inserido. É através do professor que são possíveis as outras profissões. Sem o professor não existe o médico, o advogado, o engenheiro, o músico, etc.

No Japão, que é uma monarquia parlamentarista, onde o Imperador atua como Chefe de Estado, se diz que sem o Professor, não existe Imperador! Oxalá, no Brasil, chegássemos a esse nível!!! Quem sabe, não seria a hora da tão propalada revolução educacional? Enquanto isso, sigamos com nossa profissão, que além de ser uma das mais bonitas, é também inspiradora e formadora das demais. Que neste dia, nós sejamos os protagonistas da nossa escolha de vida. Que nossos brios prevaleçam a todo descaso e que o nosso compromisso seja o de construir mentes sãs e inteligentes. Que sigamos ensinando o que aprendemos e aprendendo ao ensinar. Que o fazer educacional seja a nossa meta, sempre! Meus parabéns!! Feliz dia do Professor!

Por Ana Roberta, professora e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pedreiras (SINDSERPE).

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas