Cobertura da Eleição 2024 em Pedreiras, Maranhão
Vanessa dos Prazeres Maia, União Brasil, é reeleita Prefeita de Pedreiras ao lado do vice Dr. Walber Rodrigues da Cruz, do Partido dos Trabalhadores (PT), com 14.596 votos • 65,80%. Dr. Humberto Feitosa (PSB) obteve 5.314 votos • 23,95% e Simplício Araújo (Novo) 2.274 votos • 10,25%. Segundo o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) 100,00% das seções totalizadas.
Nascida em 10 de outubro de 1986, no bairro Goiabal, foi a terceira mulher eleita pelo povo a ocupar a prefeitura de Pedreiras, em 01 de janeiro de 2021. Com um mandato marcado por críticas e elogios, na linha tênue da política, entregou obras inacabadas de outros governos e viu a cidade ser exposta a escândalos na saúde durante seu mandato.
As caras do parlamento eleito
No domingo, 6 de outubro, as urnas expressaram a decisão popular cuja maioria escolheu reeleger Vanessa Maia (União) e reconfigurou o parlamento municipal, cuja maioria dos eleitos e reeleitos são de partidos bases da prefeita. A representatividade feminina, sempre em menor quantidade, declinou mais ainda, com apenas uma vaga consolidada. Negro entre os eleitos, apenas um.
GARD FURTADO – 1.129 votos
BRUNO CURVINA – 838 votos
WALDIRENE DO LENOILSON – 833 votos
ADONIAS QUINEIRO – 820 votos
TOTINHO SAMPAIO – 792 votos
DIDI MOTOS – 775 votos
JAMISON FERNANDES – 702 votos
LORIM DA CAÇAMBA – 689 votos
NATAN DO POVO – 675 votos
JOTINHA OLIVEIRA – 623 votos
SEGUNDO – 621 votos
ADENILSON LOPES – 576 votos
GABRIEL TALLYS – 456 votos
Tendo área territorial de 262,066 km² e população residente chegando a 37.050 pessoas, o município de Pedreiras, por sua importância, sobretudo econômica, é hoje o centro de uma região metropolitana, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No pleito deste domingo (6), a exemplo de tantos outros municípios brasileiros, os pedreirenses, a cada tecla “confirma” pressionada, definirão os rumos políticos de sua cidade pelos próximos quatro anos. Ao fim deste processo, iniciado às 8h, com a abertura dos locais de votação, terão escolhido 13 vereadores. Já entre Vanessa Maia (União Brasil) Humberto Feitosa (PSB) e Simplício Araújo (Novo), definirão o representante máximo do executivo.
O jornal O Pedreirense chega à sua terceira (duas municipais) cobertura da etapa mais importante de um processo eleitoral: o voto. Desde a abertura dos locais de votação ao resultado das urnas, buscaremos fazer uma cobertura humanizada, afinal de contas, o eleitor não é só uma porcentagem.
Sem correr o risco de chegar atrasado
“Gosto de votar por causa do valor do título, porque tudo que você chega numa loja, para tentar comprar, tem que ter o título. Para nós é um grande futuro votar nas pessoas”, diz seu José Soares Vieira Filho (69), morador da Vila da Taboca. Ao jornal O Pedreirense ele diz ter chagado às 4h da madrugada ao local de votação, a Unidade de Ensino Coelho Neto, comunidade Barriguda do Insono, em Pedreiras, Maranhão.
Para ele, o (a) eleito (a) deve olhar com mais atenção para o Centro de Convivência dos Idosos de povoado. “Ganhamos essa oportunidade de fazer essa terapia. É muito bom e lá não quero que deixem cair”, destaca o lavrador.
O voto dos candidatos
Entre os que disputam a cadeira do executivo pedreirense, a candidata à reeleição, Vanessa Maia (União Brasil), foi a primeira a votar ainda pela manhã de domingo (06). No Centro de Ensino Oscar Galvão, bairro Goiabal, chegou na companhia de seus assessores, partidários. Na ocasião dialogou rapidamente com eleitores.
Dr. Humberto Feitosa (PSB) votou minutos depois, no Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire, bairro do Engenho. Ao lado de sua candidata a vice, Katyane Leite (PSDB), conversou com eleitores. Na ocasião, dialogaram com o ex-prefeito Raimundo Louro (PL), que chegou ao local de votação minutos depois.
Já Simplício Araújo votou Jardim de Infância Fátima Roma, localizado no bairro do Goiabal. Antes disso, percorreu diversos locais de votação.
O clima de tranquilidade marca o voto dos pedreirenses neste 06 de outubro. Ainda pela manhã, um eleitor da Zona Rural informou que, no povoado Marianópolis, uma das urnas apresentou problema, sendo necessária a presença de um técnico.
“Até o momento, 15 urnas foram substituídas no Estado, de acordo com o boletim divulgado agora pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). O número pode ser maior, já que primeiro o caso é solucionado para depois ser reportado ao TRE”, destaca o Imirante.
“Para a Justiça Eleitoral é uma grande vitória, uma vez que é uma operação das maiores do mundo, muito bem sucedida, com 156 milhões de eleitores, mais de 500 mil seções eleitorais, mostrando a eficiência e a competência deste patrimônio do povo brasileiro, que é o TSE, TER, toda Justiça Eleitoral”, ressaltou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, em entrevista, neste domingo (6).
Nem lotado, nem vazio
Locais de votação, na cidade de Pedreiras, Maranhão, registram um fluxo moderado de eleitores durante a manhã deste domingo (06). Em algumas escolas da cidade, como o Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire, Unidade de Ensino Coelho Neto (povoado Barriguda do Insono), Centro de Ensino Oscar Galvão e Janoca Maciel, a quantidade de eleitores, nas filas, reflete o exercício da cidadania nesse dia simbólico à democracia. Uma espera que para muitos não parece ser um empecilho. Já na Faculdade FEMAF, maior frequência de eleitores por seção eleitoral, durante a manhã.