24 C
Pedreiras
terça-feira, abril 16, 2024

Com governo Bolsonaro, fim dos lixões vai ficando para 2063

“Depende de um conjunto de medidas estruturantes”, diz Ministro do Meio Ambiente


Jair Messias Bolsonaro (PL) foi eleito, em 2018, tendo como uma das promessas, acabar com os lixões e aterros controlados espalhados pelo Brasil. Em abril, o mandatário assinou decreto que institui o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, na qual estabelece, como previsão, o fim da destinação de resíduos a lixões e aterros controlados a partir de 2024.

Dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), contudo, mostram que na velocidade do ‘Lixão Zero’, essa meta só seria atingida em 2063. O programa é uma das vitrines da gestão Bolsonaro. Segundo dados, em 2018, desprovidos de aterros sanitários, 3.001 municípios destinaram seus resíduos sólidos a lixões e aterros controlados. Em 2020, essa marca chegou a 2.868 municípios. Ou seja, 133 evoluíram. Neste ritmo, seriam necessários 43 anos para o fim dos lixões, adiando o feito para 2063.

“O encerramento dos lixões não pode ser calculado por meio de uma regra de três simples. Depende de um conjunto de medidas estruturantes para possibilitar a viabilidade técnica e econômica do encerramento. Não estamos ainda em 2024 para se dizer que algo foi ou não alcançado”, argumenta o Ministro do Ambiente Joaquim Leite.

Em Pedreiras dezenas de famílias vivem em torno do lixão, localizado no popular Morro da Balança. Dele aproveitam o que podem. A ideia de um aterro sanitário já esteve em alta, mas até aqui nenhum sinal de que poderá sair do papel. Do ponto de vista local, surgem ideias pontuais, como é o caso do Ecoponto, inaugurado em abril, pela Prefeitura de Pedreiras. O desafio posto é incluir, quem literalmente vive no lixo, nestes novos contextos e urgências ambientais.

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
Joaquim Cantanhêde
Joaquim Cantanhêdehttp://www.opedreirense.com.br
Jornalista formado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas