Estamos na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, iniciada no dia 14, devendo se entender até o dia 21 de setembro. Em alusão à ela estamos publicando uma série audiovisual que traz relatos que evidenciam a importante de entidades que, organizadas, pautam o debate público e mais além, acolhem às pessoas, sejam ela alunas ou responsáveis.
No segundo episódio mostramos a história de Maria Júlia do Nascimento Lima (7 anos) e sua mãe, Cidelia Castro do Nascimento, plano de fundo de uma narrativa que evidencia a importância do trabalho desenvolvido pela Associação de Mães e Amigos do Autista (AMA), cuja atuação abrange Pedreiras e Trizidela do Vale.
“Nosso objetivo, enquanto associação, é fazer um centro integrado para autistas, onde vamos trabalhar a reabilitação dessas crianças”, ponde Gisele Caldas Lima, que integra a Associação de Mães e Amigos do Autista (AMA). ” O autismo não é uma doença, é uma condição neurológica que por meio de tratamento e acompanhamento certo, a criança pode se desenvolver”, enfatiza Gisele, mãe do Guilherme, uma criança autista.
A série especial é fruto da parceria com instituições locais que trabalham e dialogam sobre a pessoa com deficiência, sendo elas: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Mães dos Especiais de Pedreiras (AME), Associação de Mães e Amigos do Autista (AMA) e Associação Pestalozzi de Pedreiras, que integraram as narrativas dessa semana. Cabe salientar que esse projeto conta com a coprodução da Coordenação da Educação Especial de Pedreiras.
Por Joaquim Cantanhêde