33.3 C
Pedreiras
domingo, dezembro 1, 2024

Anunciada por Simplício, obra de revitalização do campo do Mutirão deve ‘ser paralisada’ segundo a Prefeitura de Pedreiras, que alega ilegalidade.

Uma área plana, duas traves, uma rede e pessoas dispostas a correr atrás da bola. Os campinhos de terra garantem a alegria da criançada, desafiam as jogadoras e jogadores da terceira idade, sendo expressivo espaço de lazer a quem não deseja se deslocar para o Parque João do Vale, em Pedreiras, residindo em espaço carentes de atuação do poder público.

O campinho do Mutirão viu muitos dos moradores do bairro crescerem. Crianças que nele brincaram, cresceram e já não passam muitas “tardinhas” ali. Um espaço amplo, sem cercas, desfrutado por gerações, mas que pouco mudou ao longo dos anos.

Agora a obra de revitalização passa a ser reivindicada pela gestão “Tempo de Reconstruir”.

Em suas proximidades, a Prefeitura de Pedreiras, desde o dia 24 de novembro, realiza um trabalho com manilhas sob gestão da Secretaria de Infraestrutura, pasta comandada por Marcos Brunieri.

Antes disso, no domingo (21), o Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) Simplício Araújo, anunciou, obra de revitalização do campo em parceira com a associação de moradores, iniciada hoje (26).


“Boa notícia para o bairro mutirão em Pedreiras, vamos junto com a associação proprietária da área revitalizar o espaço para a comunidade ter mais opções de lazer. Indicação dos vereadores Marly, Enderson, Anarjara, Jamison, Zé de Renato, Katyane, Totinho, Iaciara e diretoria da associação de Moradores na pessoa do amigo Hailton.”


Campo do bairro Mutirão, em Pedreiras, Maranhão (Foto: Joaquim Cantanhêde)

É Hailton Pereira da Silva, que em diálogo com o secretário Marcos Brunieri, recebe dele a informação de que, a obra anunciada por Simplício e iniciada, deve ser paralisada. A conversa entre o membro do poder público municipal e três associados ocorre à margem de um campinho que precisa da obra, em meio aos desentendimentos políticos partidários com clara incidência sobre este caso.

“Trata-se de um beneficiamento aqui para área do campo do Mutirão. O município está envolvido numa parte e o estado se envolveria em outra. Mas a prefeitura vê a possibilidade de executar o projeto só, sem interferência do estado”, esclarece Hailton Pereira.

Presenciamos parte do diálogo. Aos associados foi prometido, pelo secretário de infraestrutura de Pedreiras, que nesta sexta (26), a prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia, apresentaria o projeto de revitalização do campo do Mutirão.


“Quem vai fazer todo o trabalho aqui é a prefeitura. Inclusive estão fazendo aqui, porém tá errado! Eles não tem uma liberação da infraestrutura, não tem um RT, não tem uma empresa. Eles não podem chegar em qualquer lugar construindo. Tem que ter uma liberação da prefeitura.”


Marcos Brunieri, secretário de infraestrutura da gestão vanessa Maia (Foto: Joaquim Cantanhêde)

Indagado sobre a existência de um projeto por parte da gestão municipal, Marcos Brunieri foi taxativo: “Com certeza! E hoje, a partir do meio-dia, à tarde, a nossa prefeita Vanessa Maia estará mostrando o projeto aqui do campo do Mutirão.”

Em diálogo, por ligação, com O Pedreirense, Simplício Araújo disse que foi procurado pela associação, que segundo ele é dona do terreno [um espaço privado] onde deu-se início a obra de revitalização, que inclui mureta, alambrado, pista de caminhada, bancos, traves e redes. , mas não disse qual. Simplício questionou o fato da prefeitura não ter um projeto e passar a atuar no local após seu anúncio no domingo. A data para a entrega do campo do Mutirão revitalizado, caso a obra continue, é 23 de dezembro. Ela nos informou que na sexta-feira, 19h, deverá ocorrer uma reunião da associação para tratar sobre o caso.

De acordo com o secretário Simplício Araújo, obra de revitalização do campo do Mutirão será financiada por uma empresa. Prefeitura diz que se trata de uma obra ilegal (Foto: Joaquim Cantanhêde)

Procurado por nossa equipe, o advogado Eduardo Ferro, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- Subseção Pedreiras, chama atenção para um detalhe:


“Sendo da associação é um terreno particular. Não posso, como ente público, chegar num terreno particular e começar a botar máquina, manilha. Fazer uma série de coisas sem anuência deste particular. Mesmo que o terreno seja do município, a depender do custo da obra, logicamente, haveria necessidade também de uma licitação.”


Esse contexto, argumenta ele, pode desaguar no crime de improbidade administrativa.

“É uma área que trará benefícios para a população em geral. Pelo que fiquei sabendo o município vai se responsabilizar por fazer mureta, pista de caminhada, vestiário, que é o projeto como pensamos inicialmente enquanto associação. Além da canalização da água, revitalização do campo e uma praça. Agradecer mesmo só quando a obra estiver pronta” conclui seu Hailton.

Até o fechamento desta reportagem a prefeita de Pedreiras não apresentou o projeto. Quando isso for feito, atualizaremos esta matéria.

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
Joaquim Cantanhêde
Joaquim Cantanhêdehttp://www.opedreirense.com.br
Jornalista formado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas