Nesse 1° de janeiro ocorreu a posse dos eleitos de Pedreiras, que a administraram e legislaram pelos próximo quatro anos. A prefeita eleita Vanessa Maia (Solidariedade) e seu vice, Walber Rodrigues da Cruz (PDT), passam a comandar o executivo, já Gard Furtado (Solidariedade), Dra Marly (Solidariedade), Zé Renato (PTB), Jotinha Oliveira (PTB), Katyane Leite (PTB), Enderson Portela, (PSC), Anarjara Quineiro (PSC), Iaciaria Rios (Podemos), Emanuel Nascimento (PL), Valdete Cruz (PDT), Jamison Fernandes (DEM), Totinho Sampaio (DEM) e Neguim Silva (DEM) deverão atuar no legislativo municipal.
Acompanhe as atualizações da solenidade da posse e posteriormente a transmissão de cargo:
Os discursos da posse
Solenidades de posse, como a de hoje, são marcadas por discursos. Políticos e outras personalidades, ocuparam a tribuna “Vereador João Pires” para, em especial, felicitar os eleitos. Já estes fizeram uso da palavra ratificando compromissos firmados durante a campanha eleitoral. Separamos alguns trechos deles.
“Vejo algumas pessoas dizendo: ‘quem vai administrar é Fred Maia’. Eu digo: ‘Não! Fred Maia é o parceiro, esposo, porque não existe, de maneira alguma, monólogo em um amor’. Quero pedir apenas uma coisa, um olhar, e tenho certeza que a senhora irá olhar para os pobres, para nossas crianças. Nós precisamos de uma Casa da Criança e do Adolescente em Pedreiras, de um Centro de Juventude para tirarmos esses meninos das drogas”, ressaltou Pe. José Geraldo, reitor do Santuário de São Benedito.
“Esperamos que Vanessa Maia faça com que Pedreiras volte a ser a Princesa do Mearim. E aos que achavam que eu estava derrotado, vou lembrar uma frase do poeta compositor Cazuza: ‘saibam que ainda estava rolando os dados’, meu muito obrigado”, discursa o vereador Emanuel Nascimento, reeleito após alguns anos distante da vereança, ressalta a esperança na gestão de Vanessa Maia e finaliza seu discurso com uma frase do cantor Cazuza.
Durante a sessão solene, a vereadora, Katyane Leite, eleita também 1ª secretária da casa do povo, ressalta o compromisso e a contribuição com os pedreirenses nos próximos quatro anos de mandato. “Com firmeza e união fomos conduzidos à vitória nas ruas, chego a esta casa do povo com a vantagem: a disposição de servir com ética e responsabilidade, honrando o mandato que me foi confiado. Neste contexto, na qualidade de vereadora escolhida democraticamente, me cabe, a partir de agora, contribuir com o compromisso de transformar a câmara municipal no centro das decisões dos quase 40 mil cidadãos que vivem em Pedreiras”.
Dra Marly (Solidariedade) fora eleita Presidente da Câmara de Vereadores numa eleição, ocorrida dentro da solenidade de posse, marcada pela ausência de disputa pelo comando do legislativo municipal, em chapa única, sendo escolhida por unanimidade. Ao discursar pontou: “O momento é de responsabilidade e compromisso. Botar em prática e tirar do papel todos os nossos planos e deveres e juntamente com nossa prefeita Vanessa Maia, torná-los concretos”. Lembrou de demandas como o abastecimento de água, saúde da mulher e creches para as crianças pedreirenses.
“Passamos por muitas dificuldades, mas não poderia, de forma alguma, me acovardar e não vir aqui hoje, com muita honra, passar a faixa para a prefeita eleita. Não me sinto um derrotado. Me sinto um homem que acreditou e lutou, na sua forma de fazer política, até o último minuto, mostrando assim, capacidade de dialogar e mostrar que poderíamos fazer uma campanha diferente. Que Deus lhe dê sabedoria (fala olhando para Vanessa), capacidade de dialogar e cuidar do nosso povo”, destacou Antônio França, nas últimas horas antes de se tornar ex-prefeito da cidade de Pedreiras, deixando o cargo sob fortes críticas.
Com a palavra, o ex-prefeito de Trizidela do Vale e esposo da prefeita eleita de Pedreiras, Vanessa Maia, que não hesita em expressar o destino dos apoiadores da atual prefeita de Pedreiras. “Quem estava no sol com a Vanessa, vai ficar na sombra com a Vanessa”, ressaltou Fred Maia que finaliza seu discurso com uma petição à esposa. “Você foi eleita pela maioria simples dessa cidade. O povo carente do matadouro, da Vila das Palmeiras, do Diogo foi quem te colocou lá. Então cuide desse povo, os amigos ricos peça para eles pra você ajudar aos que mais precisam”.
Frente ao povo que lhe assistia discursar, Dr. Walber Rodrigues, em certos momentos emocionado, enfatizou a árdua campanha que fizera ao lado de Vanessa Maia e o compromisso que o espera nos próximos anos. “Traçamos nossas metas, organizada pela nossa coordenação, e partimos para a luta com muita fé e determinação. A caminhada foi longa, trabalhosa. Prazerosa por um lado, visitamos todas as famílias de Pedreiras, e triste por outro, pois vimos de perto tanto sofrimento nos rostos das famílias. Concluindo, como todos os pedreirenses, olho com orgulho e com muita esperança para o futuro”.
Com um discurso claro, cheio de agradecimentos e afirmações, Vanessa Maia é aplaudida pelos presentes na Câmara Municipal a cada frase expressiva que é transmitira. Entre a emoção e a razão do trabalho que a espera ela ressalta: “apesar de perceber o tamanho da dificuldade, percebi também que as pessoas tinham esperança no coração, esperança que alias é o que mais vejo quando ando nas ruas de Pedreiras. Por isso o que posso dizer é que eu não vou decepcionar vocês, nós chegamos foi pra resolver”.
O DIA DA POSSE: O QUE AS FOTOS DIZEM?
A casa do povo cheia, o milagre da posse
Populares já ocupam parte do Plenário Messias Rodrigues e da galeria da Câmara de Vereadores de Pedreiras (MA), lugar onde ocorrerá a solenidade de posse de Vanessa Maia (Solidariedade), prefeita eleita, Walber Rodrigues da Cruz (PDT), vice-prefeito eleito, e dos 13 vereadores eleitos.
Deixando a prefeitura sob diversas críticas, em especial por conta da crise do lixo, o prefeito Antônio França (DEM), já se encontra na Câmara de Vereadores de Pedreiras, ali deverá passar a faixa e o comando da cidade para sua arquirrival política, Vanessa Maia (Solidariedade).
Optando por um vestido verde, a prefeita eleita Vanessa Maia (Solidariedade) e seu vice, Walber Rodrigues da Cruz (PDT), já se encontram no Plenário Messias Rodrigues. Dentro de algumas horas deverão ser empossados.
Os últimos preparativos
No Palácio Municipal, lugar escolhido para a Transmissão do Cargo, equipes continuam trabalhando. O ato ocorrerá logo após a solenidade de posse na Câmara dos Vereadores de Pedreiras.
Parabéns pela matéria e as fotografias.