23.9 C
Pedreiras
domingo, fevereiro 9, 2025

Conheça Maria Eunildes, a primeira mulher a receber a dose da vacina contra a covid-19 em Pedreiras

Um dia histórico na cidade de Pedreiras, primeiro município da região do médio Mearim a dar início à vacinação contra a Covid-19. Seguindo o protocolo que prioriza trabalhadores da área da saúde nesta primeira fase, a técnica em enfermagem, Maria Eunildes da Silva Santos, de 60 anos, é a primeira pessoa a receber a primeira dose da vacina. A piauiense, que reside na cidade de Pedreiras há 40 anos, está na linha de frente no enfrentamento ao vírus e nesta terça-feira (19) ocupou também a linha de frente na fila de imunização contra o coronavírus.

“Estou super emocionada, não esperava ser a primeira pessoa a receber a dose. Essa é a realização de um sonho daqui pra frente, que consiga dar certo e que a gente possa sonhar. Os desafios eram muitos, só o fato de você não ter a liberdade de chegar em casa e dar um abraço na turma… Estou com o coração a mil, surpresa, mas muito empolgada e com muita esperança”, relatou dona Eunildes.


Pedreiras recebeu do Governo do Maranhão, na tarde desta terça (19), 413 doses da vacina contra Covi-19. Na Unidade de Saúde Dr. Pedro Barroso, Vanessa Maia, gestora do município, agradeceu a Deus pela chegada da vacina e deu mais detalhes sobre as prioridade da primeira etapa, que terá como foco os profissionais da saúde. Indagada sobre a previsão para etapas seguintes, Vanessa frisou não ter ainda informações do governo do estado sobre.

Vídeo: Joaquim Cantanhêde

Sob céu nublado, sereno e os olhares de dezenas de pessoas, entre elas autoridades administrativas da cidade, policiais militares e profissionais imprensa, a vacina chegou a Pedreiras, Maranhão, transportada por um helicóptero do governo do estado. São doses da primeira etapa de vacinação que serão distribuídas entras as cidades da Regional de Pedreiras.

Imagens: Joaquim Cantanhêde

As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 já estão a caminho da cidade de Pedreiras, polo de uma regional que abarca outras 13 cidades do Maranhão. Um helicóptero do governo do estado realiza o transporte das primeiras doses, cuja quantidade é desconhecida, segundo Marcílio Ximenes, Secretário de Saúde de Pedreiras. Enquanto isso equipes trabalham na Unidade de Saúde Dr. Pedro Barroso, local escolhido para solenidade que marcará o início da vacinação em Pedreiras. Durante o evento autoridades locais falarão a respeito do Plano de Vacinação Municipal, por meio do qual serão definidas as prioridades dessa primeira fase.

Em entrevista ao O Pedreirense, Marcílio Ximenes deu informações sobre o plano de vacinação, poucas horas antes do recebimento das primeiras doses. Confira abaixo!

Imagem: Mayrla Frazão

Acaba de ser disponibilizado o plano de vacinação contra a Covid-19, dos municípios localizados na região do Médio Mearim. Nele consta somente as doses do primeiro grupo prioritário: os trabalhadores da área da saúde. Em Pedreiras, cidade com pouco mais de 39 mil habitantes, será disponibilizadas, neste primeiro momento, 413 doses da vacina, para uma quantidade equivalente à 1.215 trabalhadores da área da saúde, priorizando aqueles com mais de 60 anos de idade. Os números equivalem a 34% dos profissionais que atuam em Pedreiras.

Acompanhe abaixo a tabela com os municípios que receberão as doses:

Relação dos municípios que receberão as doses da vacina

O anúncio da chegada da vacina contra a covid-19, em Pedreiras, Maranhão, chegou no início desta manhã (19). Logo, funcionários da Unidade Básica de Saúde Dr. Pedro Barroso (CESAP) e da Prefeitura de Pedreiras iniciaram os trabalhos para preparar o local escolhido para a cerimônia, que ocorreu nesta tarde. O Secretário da Saúde, Macílio Ximenes esteve no local, momentos antes da cerimônia.

(Foto: Mayrla Frazão)

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas