33.3 C
Pedreiras
quarta-feira, julho 17, 2024

Projeto ‘‘Artesanato: arte feita com amor’’ expõe diversidade e resistência da cultura artesã

“Artesanato: arte feita com amor”, é o projeto organizado pela ‘bonequeira’ Margareth Vieira, 58 anos, em parceria com artesãs da região do Médio Mearim. O evento, que acontece na praça Corrêa de Araújo, em Pedreiras (MA), pela manhã, se estenderá até 27 de novembro. Um projeto que expõe, não só a diversidade de obras artesanais de Pedreiras e região, mas também evidencia que a cultura do trabalho manual não industrializado ainda resiste.

“Hoje estamos dando o pontapé inicial de um novo projeto e este novo projeto está sendo como uma injeção de ânimo para todas as artesãs que estavam separadas fazendo seu trabalho numa luta para sobreviver”, relata Margareth Vieira, organizadora. Ela evidencia que o objetivo é “mostrar que Pedreiras tem uma cultura forte e que nós artesãs somos essa cultura. Temos a intensão de mostrar o nosso potencial”, concluiu.

As mãos de quem faz artesanato são muitas e elas carregam histórias, algumas de superação, como conta a artesã Nilde Nunes, 50 anos, que iniciou sua trajetória no artesanato há dois anos, durante a pandemia. Mergulhada em tristeza profunda, ela encontrou uma saída no trabalho manual que realiza ao produzir sabão. “Se tornou uma terapia e ainda fiz disso uma fonte de renda”, afirma Nilde.

Como toda boa artesã que enxerga arte em toda parte, dona Maria Raimunda, artista há mais de 30 anos, aproveita os detalhes da natureza para aprimorar o seu trabalho, qualquer coisa ao seu redor pode virar arte. “O artesanato é minha vida. Faço tudo com muito amor e carinho”, ressaltou.

Visite a Feira do Artesanato e confira a diversidade dos produtos feitos pelas mãos de mulheres, artesãs da região do Médio Mearim.

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
Mayrla Frazão
Mayrla Frazãohttps://www.opedreirense.com.br
Jornalista - Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema)
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas