A ex-prefeita Maria da Graça Nunes Melo (1940) entra para as fileiras das vidas ceifadas pela Covid-19. Internada há alguns dias, a também ex-deputada, primeira mulher prefeita de Pedreiras, Maranhão, faleceu na noite desta quarta (13).
Graça Melo esteve à frente do executivo de 1989 a 1992. Um de seus grandes legados foi a criação do Centro de Convivência dos Idosos, espaço que até hoje abriga ações públicas voltadas à terceira idade. Foi vice-prefeita na gestão do ex-prefeito Dr. Lenoilson Passos, durante os primeiros quatro anos de sua gestão, de 2005 a 2008.
De acordo com familiares, em respeito às normas sanitárias estabelecidas por conta da pandemia, seu corpo será enterrado em São Luís, capital do estado.O fato, como era de se esperar, provocou surpresa e manifestações para além do campo político.
“Graça Melo foi prefeita de Pedreiras durante o período de 1989 a 1992. Foi ela, que pela primeira vez, em parceira com a extinta Rádio Cultura, promoveu o primeiro carnaval na Praça Corrêa de Araújo, onde os foliões se divertiam ao som da Discoplay, do Didi. Durante sua gestão como prefeita, Graça Melo criou o Centro de Convivência dos Idosos, no Diogo, e em parceria com o governo federal, ex-presidente Collor de Melo, conseguiu a instalação do CAIC, hoje, Unidade Integrada Socorro Cantanhede”.
Jornalista Sandro Vagner, ao recordar alguns de seus legados.
“A imagem não é das melhores, mas retrata uma época histórica em Pedreiras. Era 1989, quando Graça Melo foi eleita prefeita de Pedreiras. A primeira mulher a gerir nossa cidade, quando as mulheres ainda engatinhavam na luta por espaços. Ela lutou e conseguiu um espaço que só tinha sido ocupado por homens. Foi exemplo, serviu e vai servir se inspiração para muitos. Para mim, fica a lembrança de uma mulher forte e aguerrida, que esteve à frente do seu tempo. Pedreiras não esquecerá seu legado. Aos familiares, meu abraço e o desejo de que Deus os conforte nesse momento de tanta dor.”
Vanessa Maia, prefeita de Pedreiras, que decretou luto oficial de 3 dias
“Nós, frades capuchinhos, agradecemos e rezamos por esta grande mulher. Nossa gratidão à ela, que quando prefeita de Pedreiras, doou o terreno para o convento e igreja, que hoje é a matriz de Santo Antônio de Pádua (Trizidela), e anexado o convento. Com sua ajuda frei Osvaldo e frei Ubaldo construíram o Colégio Frei Germano, que tanto beneficiou o bairro e depois cidade de Trizidela. R.I.P.”.
Comentou Frei Lucas Felipe Sousa Costa, Frade Capuchinho.
“Do alto da colina sagrada, a Terra avista o rio chorar. Os sinos param, os carros silenciam. Ficamos sem Graça. Será que a Graça foi embora? A mensagem em minha casa em plena noite me veio com passos de ternura inaudita. Eu poderia esperar a manhã de outro dia, mas a notícia de Deus não quis me deixar esperar. A hora de Graça Chegou! Me firmei nas mão de Deus, buscando sentido para acalentar as dores de minha alma cheia de lembranças. Lembrei-me do riso elegante, da sua fala que cabia todas as belezas do mundo, entusiasta das qualidades humanas. Nada de observações menores, nada de lamuria sobre o que faltava”.
Escreveu o pároco José Geraldo, reitor do Santuário de São Benedito.
“Externo o meu profundo pesar a todos os familiares e amigos da querida ex-prefeita de Pedreiras, Maria das Graças Nunes Melo, que nos deixou na noite desta quarta-feira (13).
Graça Melo, como conhecida, tinha grandes laços de amizade com minha família e, além de ter sido uma pessoa extraordinária, deixa um grande legado de sua vida pública, em que foi prefeita de Pedreiras no período de 1989 a 1992, realizando grandes feitos em nossa cidade e deputada estadual”.
Destacou o Deputado Estadual Vinicius Louro, em nota.
“Graça Melo parte deixando um legado de determinação e força! Que Deus a receba em seus braços”.
Dr. Humberto Feitosa
“A Câmara Municipal de Pedreiras-MA, lamenta, com profunda tristeza, a partida de nossa querida Ex. Prefeita de Pedreiras, Maria das Graças Nunes Melo, que deixa uma referência de Mulher Política de grande valor e primeira Prefeita de Pedreiras”.
Marly Tavares Soares Silva, presidenta da Câmara de Vereadores de Pedreiras