21.2 C
Pedreiras
terça-feira, junho 28, 2022

Remédios Branco: mais que um sobrenome, um dos nomes da ciência

Reconhecida em função do combate à pandemia de Covid-19


Há mais coisas entre o riso largo e os cabelos grisalhos de Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco, do que o que se possa imaginar. Sua trajetória nos permite parafrasear o velho dramaturgo inglês. Esta mulher, pedreirense – nascida à sombra da antiga Policlínica São Jorge – cujo um dos sobrenomes se faz conhecido dos pedreirenses, é médica infectologista, doutora em Medicina Tropical e Saúde Internacional, pesquisadora e professora associada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Sendo protagonista na ciência, neste ano foi reconhecida em função do combate à pandemia de Covid-19, sendo a mulher escolhida para representar o Brasil, em virtude de seu trabalho cientifico e educacional desenvolvido através de palestras, debates, entrevistas e a criação de um portal, que leva seu nome. Só artigos publicados são mais de 150.

Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco (Foto: Lucas Fonseca)

Agora, a professora Maria dos Remédios está entre as 4 ganhadoras do Brasil do BRICS Women’s Innovation Competition Award (Mulan Award), que destaca mulheres que fazem a diferença nas áreas de inovação e empreendedorismo nos seguintes países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Ao todo 15 mulheres foram reconhecidas pelo Prêmio Mulan em cerimônia ocorrida em Beijing (31/05).

“Essa vitória representa o reconhecimento do meu papel como mulher, médica infectologista, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão. Nessa pandemia, o caminho tem sido árduo, com muito sofrimento e superação. Precisei, além do esforço, de entusiasmo para chegar até aqui”, diz professora Maria dos Remédios.

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
Joaquim Cantanhêdehttp://www.opedreirense.com.br
Jornalista formado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas