Furei as barras do tempo
Mas não furei por engano
O furo me foi medido
Na escala do novo plano
Um furo de mil vertentes
Bem natural e humano
No arrastar das correntes
Nas lentas horas do ano
Uma abertura furada
Atravessando um deserto
Rompendo o pó da estrada
De algo longe, tão perto
De perto se fez esperto
Com a liberdade do furo
Amando o seu lado certo
Além do mundo e do muro
(Um furo no engano, por Samuel Barrêto)
“Furo no engano”, o mais novo livro do poeta pedreirense, Samuel Barrêto. O lançamento, que se deu de forma virtual, aconteceu ontem, 08 de outubro, via canal no YouTube “Poeta Samuel Barrêto”. A data marca o dia de seu nascimento. Samuel, que “partiu fora do combinado” (expressão usada por ele), no 13 de julho de 2020, completaria 52 anos.
“A emoção em ouvir a obra dele nos faz transcender a dor da perda física do meu irmão. A força da nossa mãe Ceci Ana de Jesus, foi luz para nos guiar nesse caminho durante o processo de produção da live. Toda nossa família esteve empenhada em realizar aquele momento que também foi sonho dele. Sara, Valéria, Ester, Ruth, Ana Ceci e Raquel foram fundamentais na realização desse sonho”, pontuou Raira Barrêto, irmã de Samuel.
A obra transcende a vida e o luto, a presença do poeta ainda vivo, planejando-o e sua partida repentina. “O desejo de lançar o “Furo no engano” já era do meu pai. Já tinha a ideia de lança-lo através de uma live no Instagram, como já fazia. A entrega do livro seria delivery. Estava todo construído, faltando somente a orelha e o comentário. Quando ele faleceu fizemos uma promessa, como família, para que as obras dele e tudo o que deixou não ficasse parado. Decidimos que o aniversário dele seria marcado com felicidade”, destaca Ana Ceci Melo de Sá Barrêto, filha de Samuel Barrêto.
Com 124 páginas, “Furo no engano”, publicado pela editora Penalux, traz em sua capa uma pintura de Beto Pereira, criada a partir do contato do artista com poemas que sintetizam as ideias contidas na obra. “Ficou algo que realmente o nome e os poemas do livros querem passar”, ressalta Ana Ceci.
O Central Palace Hotel, em Pedreiras, Maranhão, foi local escolhido para abrigar as apresentações que marcaram a noite de lançamento do livro, estando presentes nele, artistas maranhenses, familiares e amigos do poeta Samuel Barrêto. Outros artistas participaram do evento por meio de vídeos exibidos na transmissão.
“Quando Valéria (esposa de Samuel) me convidou, fiquei pensando sobre que música deveria cantar, que demostrasse algo forte de Samuel. No início da pandemia ele me mandou uma poesia, onde demonstrava sua revolta acerca do que estava acontecendo e das ações para subtrair ou mitigar o que estava acontecendo. Flor de Primavera é o nome da poesia. Samuel não era de cruzar os braços com aquilo que não acreditava ou com aquilo que acreditava. Ele reivindicava para que se fizesse corretamente e com o que acreditava levava adiante”, destacou Wilton Itaiguara, um dos interpretes da noite.
Já Cleber Lago, poeta, fez questão de trazer memórias de quando João de Sá Barrêto, pai de Samuel, mostrava-lhe aquilo que o filho escrevia. “Quando retornei ao Maranhão, que vim a Pedreiras, já o encontrei não mais criança, um menino. O encontrei um rapazinho poeta. João me mostrava as coisas que ele escrevia, me admirava e descobria nele o mesmo talento que o pai tinha, ou seja, herdou do pai a facilidade de versejar, de dizer poesias em palavras”, relembrou.
O público pôde conferir, através da live, apresentações musicais, poesias e depoimentos de quem, em algum momento da vida, teve contato com Samuel e sua obra. Entre os presentes, Elisa Lago, Joãozinho Ribeiro, Ana Néres, Garrincha, Joaquim Filho, Chagas Melo e outros.
“Nós não podemos esquecer dos amigos que contribuíram e nos ajudaram a trilhar o caminho desse desafio. Quem esteve na produção como Mano Silva, Wescley Brito, Sandro Alex, Wellyson, Erpo, Enio, Bruno, A Banda, e todos os amigos e irmãos de arte do poeta Samuel que doaram seus talentos. O evento foi grandioso, sentimos a presença dele em cada canto, poema, fala. Está com os amigos e parceiros dele nos envolveu com a presença dele, que a cada dia torna-se mais viva. A live de lançamento do livro “Furo no engano” foi a pedra fundamental para um projeto maior ainda, que ocorrerá no próximo ano. Juntamente com alguns parceiros, como Joãozinho Ribeiro, Joana Bittencourt, Elisa Lago, Wescley, demais parceiros e a nossa família, realizaremos a Semana Poeta Samuel Barrêto”, acrescentou Raira Barrêto.
Por Joaquim Cantanhêde