21.2 C
Pedreiras
quinta-feira, julho 18, 2024

Bolsonaro se manifesta após derrota no 2º turno

ELEIÇÕES 2022, 2º TURNO


O racionalmente questionado silêncio do presidente de Jair Bolsonaro (PL) foi quebrado, por ele, na tarde desta terça-feira (01), durante curto pronunciamento, que ocorreu em meio a atos antidemocráticos promovidos por parte de seus apoiadores. A fala de Bolsonaro vai na linha do reconhecimento da derrota, mas não de forma explicita e sem citar o vitorioso. Não incentivou as ações pró-golpe, mas tratou de justificá-las. Confira o pronunciamento!

Vídeo: GloboNews


A vitória de Luís Inácio Lula da Silva (PT), ao cargo de chefe do executivo do país, levou milhões de brasileiros às ruas de todo o Brasil, neste domingo (30). Em Pedreiras, Maranhão não foi diferente. A comemoração aconteceu nas principais avenidas da cidade, um cenário raro de manifestação política estampada no rosto daqueles que comemoraram a vitória do petista, eleito com 50,90% dos votos, equivalente a 60.345.999 votos, deixando seu adversário o então presidente Jair Bolsonaro (PL) para trás com 49,10% dos votos, um total de 58. 206.345 votos válidos, consagrando-o 1º presidente da história do Brasil a não se reeleger.

Nas imagens você confere trechos da comemoração do povo neste dia histórico para o Brasil.


Após confirmação da vitória, do agora presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT), diversos líderes mundiais se manifestaram, em gesto de reconhecimento a decisão, nas urnas, da maioria da população brasileira, no 2ª turno da Eleição 2022. Entre eles, o presidente americano Joe Biden, Emmanuel Macron, presidente da França, e Josep Borrell, representante da União Europeia para assuntos internacionais.

“Parabéns, caro @Lulaoficial, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”

Emmanuel Macron, presidente da França

“Parabéns, Lula, pela sua vitória nestas eleições em que o Brasil decidiu apostar no progresso e na esperança. Vamos trabalhar juntos pela justiça social, igualdade e contra as mudanças climáticas. Seu sucesso vai ser do povo brasileiro”

Pedro Sánchez, premiê da Espanha

“Parabenizo Luiz Inácio Lula da Silva por ser escolhido para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres justas e com credibilidade. Espero que trabalhemos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos meses e anos futuros”

Joe Biden, presidente dos EUA

“Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos”

Alberto Fernández, presidente da Argentina

“Expressamos as nossas mais calorosas congratulações ao Sr. Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e ao Sr. Vice-Presidente eleito Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho”

Embaixada da China no Brasil

“Os cidadãos brasileiros foram às urnas para eleger seu novo presidente em uma eleição pacífica e bem organizada. Parabéns @LulaOficial na sua eleição! Estou ansioso para trabalharmos juntos e avançar as relações UE-Brasil com seu governo e com as novas autoridades do Congresso e do Estado”

Josep Borrell, representante da União Europeia para assuntos internacionais

“O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com @LulaOficial, fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!”

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá

“Comemoramos a vitória do povo brasileiro, que neste 30 de outubro, elegeu Lula como seu novo presidente. Viva os povos determinados a serem livres, soberanos e independentes! Hoje, no Brasil, a democracia triunfou. Parabéns, Lula! Um grande abraço!”

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela

“Neste dia tão importante para a democracia brasileira, reconhecemos o importante papel das instituições, em especial o TSE, na condução do processo eleitoral com celeridade, transparência e eficiência. Parabenizo @LulaOficial pela confirmação de sua vitória como o próximo Presidente do Brasil. O novo Presidente e o povo do Brasil podem contar com o Reino Unido neste novo capítulo”

Reino Unido


Lula é eleito presidente do Brasil pela 3ª vez

FOTO: WAGNER VILAS/ONZEX PRESS E IMAGENS/ESTADÃO CONTEÚDO

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vence, no 2º turno, as eleições presidenciais de 2022. A resposta chega neste dia 30, após milhões de brasileiros irem às urnas para escolher aquele que representará o país. O petista voltará a ocupar, no dia 01 de fevereiro, o cargo mais alto do executivo do país. Com 99% das urnas apuradas, Lula recebe mais de 59 milhões de votos, com 50,84%, deixando seu adversário Jair Bolsonaro (PL) para trás, com 49,16%. Eleições acirradas, comemorada por parte dos brasileiros.


O voto secreto é um direito, manifestá-lo de diferentes formas também, em ambos os casos, cabe respeito, o que nem sempre acontece. Nesta eleição presidencial, uma das mais acirradas da história do Brasil, a escolha dos brasileiros também se manifesta nos detalhes: adesivos, bandeiras, toalhas, camisetas. Contudo, nem sempre o voto é manifestado de forma direta, com alusão explicita aos dois candidatos que disputam a preferência popular, no caso, Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL).

Nas ruas de Pedreiras, Maranhão, o repórter Joaquim Cantanhêde foi em busca dos detalhes. Confira!

Voto discreto coisa nenhuma
Voto discreto coisa nenhuma
Voto discreto coisa nenhuma
Voto discreto coisa nenhuma
Voto discreto coisa nenhuma
Voto discreto coisa nenhuma
Voto discreto coisa nenhuma
Voto discreto coisa nenhuma
Voto discreto coisa nenhuma
Voto discreto coisa nenhuma

Além Caxias, chegam denúncias de uma suposta operação de Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Zé Doca, Maranhão. Contudo, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE ordenou, no sábado (29), que não fossem feitas operações no dia da votação do segundo turno. Situações semelhantes são denunciadas (Cuité (PB): prefeito denuncia blitz da PRF; Jacobina (BA): relato de blitz; Benevides (PA): PRF para ônibus com eleitores; Garanhuns (PE)), por eleitores, em diversas partes do Brasil, em especial no Nordeste.

“Diante de relatos de que as operações estavam ocorrendo, em especial no Nordeste, Moraes intimou o diretor da PRF, Silvinei Vasques, a interromper imediatamente as ações de fiscalização. Se Silivinei não cumprir, pode ser multado em R$ 100 mil a hora, ser afastado das funções e ser preso”, forma o portal G1.


Seu Edson de Oliveira de Sousa sobe os degraus que o separam da capela dedicada a São João Batista. Na face a leveza de quem acabara de exercer uma parte importante de sua cidadania. Após ter votado na escola do Povoado Marianópolis, região campesina do município de Pedreiras, Maranhão, pôde então se exercer sua liberdade de culto em uma celebração católica. Antes disso, uma pausa para dialogar com nossa equipe.

“Enquanto tiver vida e esperança, continuo votando”, diz ele, tendo 74 anos.

Foto: Joaquim Cantahêde

Tropas garantem a segurança na capital e no interior neste 2º turno das eleições 2022.

Foto: Imirante

Dona Creuza Pereira Rodrigues chegou cedo. A encontramos no começo da fila preferencial, cerca de 15 minutos antes do início da votação, que marca o segundo turno da eleição presidencial. Acompanhada do neto, escolheu votar, a exemplo de tantos outros moradores do Povoado Marianópolis, região campesina do município de Pedreiras, Maranhão. O processo, segundo ela, foi rápido.

“É importante, porque a pessoa que ganhar, se ajudar a gente, é bom”, diz dona Creuza, de 60 anos, em frente à escola abriga as sessões eleitorais, próxima a uma quadra esportiva, que há anos espera por conclusão.

Foto: Joaquim Cantanhêde

Assista ao pronunciamento do presidente do @TSEjusbr, ministro @Alexandre de Moraes, para o 2º turno das Eleições Gerais de 2022, que ocorre neste domingo (30/10)

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas