25 C
Pedreiras
sábado, julho 20, 2024

Contrapontos: “O desmanche do SUS começou no governo PT”, diz Dra. Helma Maciel

O decreto presidencial 10.530, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro da pasta economia Paulo Guedes, fora bastante questionado na quarta (28/10), tanto que horas depois, dentre alguns argumentos em suas redes sociais, Bolsonaro optou e confirmou a revogação do mesmo. O grande motivo das críticas partiu da perspectiva de um possível início de privatização do Sistema Único de Saúde, já que o texto do decreto dava carta branca para que a pasta realizasse estudos a fim de incluir as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dentro do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI).

Perspectiva defendida pelo médico, Dr. Allan Roberto, médico premiado pela Revista Saúde News Nordeste, como um dos 12 melhores médicos no quesito Saúde Pública do Maranhão em 2018 e um dos profissionais locais ouvidos pelo portal O Pedreirense:

“Há de se levantar como primordial e positivo que o Sistema Único de Saúde (SUS) é tido, mundialmente, como um dos melhores sistemas de saúde do mundo. Só não funciona adequadamente pelas ingerências, más gestões e especialmente pela corrupção, os desvios dos recursos públicos de saúde na gestão do SUS. Por exemplo, a Estratégia de Saúde da Família, que é uma política pública do SUS, é considerado o melhor e maior programa de saúde pública do mundo e o Brasil é seu detentor. Entendo como uma covardia, uma crueldade para com o povo brasileiro, a intenção do governo Bolsonaro, de privatizar o Sistema Único de Saúde (SUS), cujo pontapé inicial é o decreto presidencial 10.530”, destaca Dr. Allan Roberto, que vê na medida o início da privatização do SUS.

Já para Dra Helma Fernanda Maciel Andrade, médica especializada em pediatria clínica , saúde mental, psicanálise e formada pelo PUCRS do Rio Grande do Sul em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching:

“”Com esse decreto (10.530), o presidente visa iniciar a privatização do Sus, começando pelas unidades básicas de saúde. Temos que ter um senso bem crítico sobre isso, para não sermos injustos. E nos questionar, por que o SUS está passando por essa crise? A minha resposta é porque ao longo dos 15 anos que o PT ficou no poder, houve baixo investimento na saúde, devido aos inúmeros escândalos de corrupção, principalmente a Petrobras, desvios na área de saúde, que isso foi vergonhoso. Usaram nosso dinheiro da saúde para investir em infraestrutura de outros países por meio de empreiteiras. Então o desmanche do SUS começou no governo PT“.

Quando a gente faz essa análise ao passado, percebemos que o SUS está falido, sucateado e precisa de investimentos. Uma das formas adotadas pelo atual presidente é justamente iniciar essa privatização. Mas o que eu vejo, na minha humilde opinião, não seria nada absurdo. As pessoas não pagariam verdadeira fortuna para atendimento médico ou odontológico, seria um valor simbólico, creio eu, pra criar-se uma estrutura física que não temos mais. Porque sabemos que os hospitais de urgência e emergência, os postos de saúde mantidos pelo Estado estão caindo aos pedaços. Então vamos ver como isso será desenrolado. Não acredito que o SUS acabará por completo. No momento essa é a visão que eu tenho. Que pode inclusive mudar de acordo com as próximas medidas do governo federal”, pontuou Dra. Helma.

Antes da revogação, o Ministério da Economia emitiu uma nota em que dizia a respeito da finalidade do decreto: “Encontrar soluções para a quantidade significativa de Unidades Básicas de Saúde inconclusas ou que não estão em operação no país”.

Por Joaquim Cantanhêde

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
Joaquim Cantanhêde
Joaquim Cantanhêdehttp://www.opedreirense.com.br
Jornalista formado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

3 COMENTÁRIOS

  1. Agora alguns médicos ficam estarrecidos coma a iniciativa do Presidente Jair Bolsonaro em querer privatizar o SUS. No entanto, isso não é novidade, o governo Bolsonaro só governa para os ricos. Privatizar o SUS é prejudicar grande parte dos brasileiros , que não tem como pagar planos de saúde. o governo visa com o tal decreto, entregar o sistema de saúde brasileiros aos empresários que da saúde. Quanto a dizer que o SUS já vem sendo privatizado desde os governos do PT é risível, para não falar outra coisa. Mas, como todo bolsonarista, quando não tem justificativa para defender as atrocidades praticadas pelo presidente, sempre vem com a velha cantilena de que a culpa do PT. Procurar se informa é sempre bom.

  2. O ódio dos petistas é tanto, que procuram atacar uma mulher que é profissional da área da saúde a muitos anos, e que sabe da realidade que nós vivemos simplesmente por ela ter coragem de falar a verdade. Parabéns Dr Helma 👏🏽❤️

  3. Lembrando que pra falar a verdade a pessoa não precisa ser declaradamente bolsonarista, procurem ser mais honestos e vejam que, por anos e anos a fio fomos usurpados e enganados com migalhas do governo passado. Sejam mais educados com quem tem opinião contrária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas