OPINIÃO
Começo confessando-lhes que não gostei da primeira versão deste parágrafo. Então permitam-me ir direto ao ponto: que diferença faz o mandato do deputado Júnior Cascaria para a região do Médio Mearim, em especial Pedreiras? Quanta falta faria não o ter na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão? Você, cidadão do Médio Mearim, se sente representado por ele?
Para mim nem fede e nem cheira. Sou um dos muitos residentes em Pedreiras, Maranhão. Esse canto do mundo é nada mais, nada menos, que o centro de uma região metropolitana. Qualquer político, mais inteligente do que rico, reconheceria a importância de ocupar legítimos espaços políticos nesse lugar de referência. Mas para cá Cascaria tanto faz. Talvez porque a lógica do dinheiro não o faça ficar tão bem na fita como em Poção. O que agora é questionável, já que ele perdeu a prefeitura para as bandas de lá.
Cascaria não nos representa e não faz o mínimo de esforço para isso. Ao que parece, a política só é uma distração para quem já tem muito dinheiro, conforme me dizem em conversas de calçada.
Faz sentido. Vou exemplificar!
Chamar de medíocre sua atuação frente à crescente violência na região é tecer um puta elogio. Na semana em que as forças de segurança do estado realizaram recente operação, para tentar frear a onda de violência, Cascaria respirava os ares de Hollywood. A menos que o Palácio dos Leões tenha mudado de endereço, isso é um verdadeiro escárnio.
É um político que não faz diferença para Pedreiras, e sua política menos ainda. Pagará um caro preço eleitoral por isso. Não foi eleito para ser amigo da gestão municipal (o que não é o caso) e sim deputado. Nada há que o impeça de sê-lo.
Quem samba na indiferença de Cascaria é Fred Maia, que oportunista como é, faz brecha virar cratera. Basta uma fresta de luz, pelo telhado, que seu palco já está montado para o show. Alguém ouviu algo vindo de Cascaria sobre a reivindicação de alunos do Oscar Galvão? Ele, que como se diz, é o suposto manda-chuva da vez do Hospital Macrorregial de Pedreiras, disse algo sobre recentes denúncias, inclusive de suposta negligência? A TV do seu arquirrival só faltou citá-lo nominalmente.
Reitero o questionamento: o que ele tem feito por Pedreiras? O município lhe é geograficamente o mais desimportante da região? Por aqui continuará sendo lembrado apenas como o político rico, nada mais. Disso nossa gente está farta.
Findo com um último exemplo de sua insignificância. Recentemente, estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Pedreiras, iniciaram um movimento (nas redes sociais) pelo ampliação, especialmente estrutural, da instituição. A mobilização se dá diante da obra de reforma paralisada, às vésperas da semana santa, e a possibilidade das instalações do antigo CAIC se tornarem, como quer a gestão de Vanessa Maia, uma escola militar, ideia também defendida por seu esposo, que agora, convenientemente por questões eleitorais, tenta realinhar o discurso. Alguém lembra do Cascaria nessa história? Não! Porque no fim das contas ele é um deputado tanto faz. Ele consegue ser mais irrelevante que um suplente. A questão é que a irrelevância dele tem um preço, e nós pagamos a conta.
Se alguém, por ventura, ainda tiver dúvida sobre a insignificância política do mencionado, sugiro um dedo de prosa com quem seja do setor de limpeza do Hospital Macrorregional. Eu tive e o que ouvi foi: “são quase três meses de salário atrasado”. Segundo a fonte, o que fez o deputado, além de uma reunião? “Nada”. Essa história conto melhor em outro momento.