É a transparência que nos permite saber
“Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és”. O dito popular é antigo e trazendo-o para a política, sua afirmativa parece ter sentido. Conhecer detalhadamente quem pretende nos representar, em espaços de poder, não é favor ou regalia, é direito.
Ao longo dos anos a lei eleitoral vem se posicionando em favor da transparência, afinal de contas, o voto determina o futuro do país e a escolha cidadã não pode ser feita às escuras. Em uma decisão, vista com bons olhos por entidades observadoras do processo eleitoral brasileiro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) optou (18/08) por manter o padrão de transparência, o que inclui divulgação de uma lista completa dos bens declarados por candidatos. Prevaleceu o interesse público sobre interesses pessoais de quem deseja representar-nos. Os dados disponíveis no DivulgaCandContas incluem nomes de doadores.
As doações de pessoas físicas e de recursos próprios às campanhas são permitidas pela lei eleitoral. “Somente poderão ser realizadas, inclusive pela internet, por meio de: transação bancária na qual o CPF do doador seja obrigatoriamente identificado; doação ou cessão temporária de bens e/ou serviços estimáveis em dinheiro, com a demonstração de que o doador é proprietário do bem ou é o responsável direto pela prestação de serviços; e instituições que promovam técnicas e serviços de financiamento coletivo mediante sites da internet, aplicativos eletrônicos e outros recursos similares”, destaca o TSE em seu site.
É a transparência que nos permite saber, por exemplo, quem foi a primeira pessoa a doar para a campanha de Fred Maia, candidato a deputado estadual pelo PDT. Trata-se do advogado Wagner Nogueira Leite Silva, nomeando ao cargo de “Assessor Especial Da Comissão Permanente De Licitação – CPL”, da Prefeitura de Pedreiras, em 07 de janeiro de 2021, segundo Portal da Transparência do Município. Wagner é filho Werneck Leite, empresário conhecido na cidade, e doou, até aqui, R$5.000,00.

O jornal O Pedreirense acompanha as atualizações na página do TSE, que pode ser acessada por todos os pedreirenses. Além de informações sobre o candidato Fred Maia, traremos, sempre que necessário, dados sobre Júnior Cascaria (PODE), Vinicius Louro (PL) [não há prestação de contas apresentada à Justiça Eleitoral até o momento], candidatos ao legislativo maranhense, bem como sobre Humberto Feitosa (PP), Katyane Leite (UNIÃO BRASIL) e Joselito Oliveira (PT), que tentam obter uma vaga para a Câmara dos Deputados, em Brasília-DF.