21.2 C
Pedreiras
quinta-feira, julho 18, 2024

AME pela luta dos direitos da pessoa com deficiência

É durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, entre os dias 14 a 21 de setembro, que a reflexão sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade ecoa. Uma luta abraçada diariamente por instituições locais que trabalham e dialogam sobre a acessibilidade e reabilitação destes protagonistas, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Mães dos Especiais de Pedreiras (AME), Associação de Mães e Amigos do Autista (AMA) e Associação Pestalozzi de Pedreiras.

Neste terceiro episódio, você conhecerá o trabalho realizado pela Associação de Mães dos Especiais de Pedreiras (AME), que há 4 anos coleciona e acolhe histórias de luta de crianças, jovens e adultos de nossa região, trabalhando a saúde, educação e o lazer. Atualmente com 91 pessoas associadas, a AME atua principalmente na luta por dignidade de vida em uma sociedade que ainda enxerga pelas lentes do preconceito.

“A gente vem lutando todos os dias pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência. Nós enquanto seres humanos temos uma reflexão voltada a esse dia, temos que ter um olhar com mais amor para essas pessoas, pois sabemos que a luta delas é muito difícil, por isso buscamos lutar nessa causa todos os dias. Que possamos ter esse olhar com mais amor”, Thaynan Pacheco, Presidente da AME.

Ryssandra Sousa da Silva e sua filha, Maria Clara da Silva Lima (Foto: Joaquim Cantanhêde)

Em relato, Ryssandra Sousa da Silva compartilha a experiência de participar da AME desde sua fundação, um suporte que agrega principalmente à filha, Maria Clara da Silva Lima, de 7 anos que tem paralisia cerebral.

“A AME proporciona muitas coisas para nós mães de crianças especiais, como a aquisição de fraldas, cestas básicas, equipe multidisciplinares que trabalham com a gente, como voluntários. Tenho uma filha, Maria Clara, de 7 anos  e estou na AME deste 2016. Venho contribuindo também como secretária da associação trabalhando junto às mães para beneficiar e trazer o melhor para nossas crianças e adultos”, ressaltou Ryssandra.

A AME, assim como as demais instituições mencionadas, juntas contribuíram para a criação dessa data especial, em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Cabe salientar que esta série conta com a coprodução da Coordenação da Educação Especial de Pedreiras.

Por Mayrla Frazão

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
Mayrla Frazão
Mayrla Frazãohttps://www.opedreirense.com.br
Jornalista - Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema)
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas