26.4 C
Pedreiras
segunda-feira, abril 15, 2024

A cultura no banco de reservas

Pedreiras 102 anos


Vanessa Maia, prefeita de Pedreiras, Maranhão, escolheu o vermelho como traje dos atos públicos de sua gestão, por ocasião do 102° aniversário de emancipação política do município da qual é gestora, dividindo protagonismo com o esposo e pré-candidato a deputado estadual Fred Maia, que se apropria do espaço público em uma espécie de campanha informal, evitando pedir votos, o que é vedado por lei.

Na programação de aniversário, além da tradicional missa no Santuário de São Benedito, as reformas foram carro-chefe. O Ginásio do bairro Goiabal, que agora conta com uma ‘pracinha’, é o mais notável exemplo. Conservar os espaços onde são ofertadas políticas públicas é fundamental. No campo da segurança pública a prefeitura inaugurou o serviço de videomonitoramento, que no momento, contempla o centro da cidade que abriga a maior parte do comércio local. Uma ferramenta necessária diante de um cenário de violência crescente. No povoado Pau D’arco, Vanessa Maia inaugurou o Posto de Saúde Waldemar Macedo e no Alto de Areia, a reformada Unidade de Ensino Benilde Nina.

Vanessa Maia, prefeita de Pedreiras, Maranhão (Foto: ASCOM/Prefeitura Municipal de Pedreiras)

A cultura local, no entanto, não entrou em campo e nem se vestiu de vermelho, apesar dos editais que prometiam uma movimentação no setor, Festival de Música, Concurso de Fotografia e publicação de uma Antologia Poética. Uma festa avermelhada sem a presença do que este povo carrega de mais importante: cultura. Em diálogo com o jornal O Pedreirense, Raphael Branco, secretário de cultura, deu detalhes sobre o destino dos editais lançados pela pasta que comanda.

“Com relação aos editais que a gente soltou para o aniversário da cidade, a gente teve algumas preocupações em fazer do jeito que esteva. Foram poucas inscrições para o festival de música e quase nenhuma para o festival de fotografia. A gente vai aumentar o prazo. A da Antologia Poética teve uma boa representação. A gente teve 25 poetas inscritos, mais de cem poesias. Não queremos fazer um separado do outro e vamos colocar para o final de maio, já terminando os editais e começando o São João. Acredito que até sábado vamos publicizar isso”, disse o secretário.

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
Joaquim Cantanhêde
Joaquim Cantanhêdehttp://www.opedreirense.com.br
Jornalista formado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas