OPINIÃO
One Piece é uma série de quadrinhos e anime conhecida mundialmente, criada pelo mangaká Eiichiro Oda e publicada pela Shonen Jump. Lançado em mangá no ano de 1997 e como anime em 1999, está até hoje em produção, totalizando 26 anos de lançamentos semanais e marcando presença no mercado como a segunda obra de quadrinhos mais vendida do mundo, atrás apenas de Batman.
No ano de 2023, One Piece quebra mais um incrível recorde, tornando-se a série mais assistida da Netflix. Sua primeira temporada conta com 8 episódios, correspondendo a 44 episódios do anime, que atualmente possui 1074.
Adaptações de anime em live action carregam um estigma relacionado à qualidade, devido a sequências recorrentes de tentativas de adaptar obras como “Death Note”, “Cavaleiros do Zodíaco”, “Dragon Ball Z” e outras, que criaram no público consumidor um sentimento de insegurança e desdém. Muito se falou sobre o possível fracasso do projeto, que provavelmente poderia trazer apenas mais um exemplo de adaptação de anime que deu errado. Felizmente, posso lhes dizer que estavam absurdamente errados.
Fiquei incrivelmente surpreso, pois One Piece não só adapta com fidelidade o roteiro da obra já estabelecida na indústria, como também traz conteúdos que agradam, não apenas o público antigo, mas também os novos. É uma narrativa emocionante, com uma bela história sobre amizade, liberdade, preconceito e muitas aventuras.
One Piece certamente veio para mudar o modelo de produções. Acompanhamos a história de Monkey D. Luffy, um jovem que sonha em ser o rei dos piratas. Ao longo da história, vemos ele reunir seu bando, lutar contra inimigos opressores e mostrar um show de sorrisos e liberdade. Luffy, Zoro, Nami, Usopp e Sanji compõem a primeira formação da tripulação, que juntos realizarão seus objetivos e sonhos, unidos não só como amigos, mas como uma verdadeira família.
No quesito efeitos especiais, a qualidade é excelente, assim como o roteiro, que, ao mesmo tempo que se mantém fiel à obra original, adapta alguns momentos para que sejam coerentes dentro da realidade de um live action. A dinâmica dos atores acontece de forma tão natural que parece até real o sentimento de amizade e companheirismo. A trama oscila entre momentos de felicidade, tristeza e angústia, mas, sobretudo, a felicidade. One Piece trata de libertação, união, amizade e muito, mas muito humor.
A série ainda não foi renovada para sua segunda temporada pela Netflix, mas é apenas questão de tempo, visto a audiência gigante e os elogios feitos a ela nas redes sociais. Assistam, vocês não sabem o que estão perdendo.
Por Marcos Gabriel Teixeira, um leitor contemplativo