21.2 C
Pedreiras
quinta-feira, julho 18, 2024

Só o H: em Pedreiras, última coleta de amostra, para análise da água consumida pela população, aconteceu em fevereiro

Dados da ‘Planilha de Monitoramento Mensal das Metas do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde – PQA-VS’


O Pedreirense: colabore com o nosso trabalho via Pix (99) 982111633 – jornalismo que informa, notícias que importam.

“Prefeitura deixou de fazer a análise da água consumida pelos pedreirenses em 2021, o motivo? Falta de material”. Esta foi a reportagem produzida pelo jornal O Pedreirense em janeiro de 2022. No mês seguinte, Marcílio Ximenes se reuniu com uma equipe da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e solicitou a testagem da água.

Nossa equipe teve acesso à ‘Planilha de Monitoramento Mensal das Metas do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde – PQA-VS’. Os indicadores mostram, até aqui, que apenas em fevereiro de 2022 houve coleta de “amostras analisadas para o residual de agente desinfetante em água para consumo humano (parâmetro: cloro residual livre, cloro residual combinado ou dióxido de cloro)”. Num total de 38 amostras naquele mês.    

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

É importante lembrar que, em 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o acesso à água potável e segura como um direito humano essencial. Sem ela, entende a ONU, o ser humano não pode ter qualidade de vida plena.

Do ponto de vista técnico, como saber a qualidade da água que os pedreirenses utilizam? A quem cabe fiscalizar? De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, são as secretarias de saúde que devem cobrar das empresas, refazer análises e cobrar relatórios que tragam dados claros sobre qualidade da água usada pelos pedreirenses.   

O secretário de saúde de Pedreiras Marcílio Ximenes, foi questionado pelo O Pedreirense via WhatsApp. Apesar de nossa disponibilização para ouvi-lo inclusive pessoalmente, ele não deu resposta.

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
Joaquim Cantanhêde
Joaquim Cantanhêdehttp://www.opedreirense.com.br
Jornalista formado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas