25 C
Pedreiras
sábado, julho 20, 2024

Ser ou não ser poste

Ao votar em Vanessa Maia (Solidariedade), esposa do Prefeito de Trizidela do Vale (MA), Fred Maia, quem ‘assume’ na prática?  Eis o título da coluna: ser ou não ser Poste, eis a questão.

Caso Brasil

Recentemente no Brasil o termo ‘poste’ foi comumente direcionado para o ex-candidato à Presidência da República, Fernando Haddad, pelo Partidos dos Trabalhadores (PT). Com Lula preso, por duas condenações, ele ficou impossibilitado de concorrer à eleição, que assim, optou pela ‘carta na manga’ já utilizada com Dilma Rousseff. A estratégia seria transferir os votos do ex-presidiário Lula para o desconhecido ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

O plano deu certo? Em certa medida acredito que sim, pois sem o nome do então presidiário, Haddad não conseguiria chegar ao segundo turno. O que aconteceu então? A ‘carta’ desgastada e por duas eleições, um impeachment, duas condenações, primeira e segunda instância (hoje três), e escanda-los de corrupção colocaram em xeque a eficiência do ‘projeto PT’ para o Brasil. Haddad perdeu a eleição para o então Presidente Jair Bolsonaro.

O nome dessa prática realizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) foi comumente conhecido como posteno Brasil.

O poste

É o candidato de marketing difícil, desprovido do senso de iniciativa, totalmente dependente, extremamente manipulável e submisso, pesado e plantado como poste.  A expressão teve origem em comentário feito pelo político Adhemar de Barros a respeito da primeira eleição do, à época, azarão Jânio da Silva Quadros à Prefeitura de São Paulo, em 1951.[1]

Prefeitura de Pedreiras 2020

A eleição para a Prefeitura de Pedreiras 2020 traz a participação da candidata Vanessa Maia do (Solidariedade). Caso o leitor não a conheça, ou seu histórico político, não é exclusividade sua.  Por outro lado, os moradores de Pedreiras, por certo, conhecem o Prefeito Fred Maia. Qual a ligação? A candidata à prefeitura de Pedreiras, Vanessa Maia, é esposa do Prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia.

Os simpatizantes de Fred Maia provavelmente irão votar em Vanessa Maia, o que não é ilegal.

O dilema

Cabe à candidata convencer os moradores de Pedreiras sobre suas propostas de gestão municipal, tanto para atrair os ‘simpatizantes’ do nome que carrega ‘nas costas’, como para conquistar os votos de pessoas que não votaram ou votariam no nome, que está vinculada à campanha. É uma mão de via dupla.

Administrar uma cidade como Pedreiras não é tarefa fácil para quem assumir o cargo, já que a cidade se encontra em estado de abandono administrativo. Caso Vanessa Maia vença a eleição, não será a caneta do Prefeito Fred Maia que assinará na posse da Prefeitura. As decisões, projetos e prioridades terão o aval e assinatura do futuro Prefeito. Entretanto, cabe à candidata o desafio de ampliar os votos, não por meio da ‘costa quente’, mas por méritos e projetos que saltem aos olhos.

A pergunta que fica na mente da população: quem assume na ‘prática’ caso ganhe a eleição? A estratégia de transferência de votos vai funcionar?  Vanessa Maia merece o voto de confiança? Cabe aos moradores de Pedreiras decidirem.

Por Elmadson Almeida – Jornalista


  1. https://www.dicionarioinformal.com.br/poste/
- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

3 COMENTÁRIOS

  1. Que materia sem nexo com os fatos, além de tendenciosa. Fred Maia foi um mal-prefeito? Que eu saiba ele foi um dos melhores que a cidade vizinha (Trizidela do Vale) já teve. Ele trabalhou bastante lá, isso não há como negar. A opnião do colunista refere-se/indaga sobre a esposa de Fred Maia (Vanessa Maia) como fantoche, como sendo impaz de assumir o cargo, uma laranja. Sendo que gente com muito menos competencia já administrou Pedreiras, e muito mal, diga-se de passagem. Claramente uma matéria comparada pela oposição. Típico bolsonarismo, a culpa é sempre do PT, tudo se faz igual PT, quer difamar alguém então chame-o de “PTista” ou compare-o ao “PT” né? Talvez se ela (Vanessa Maia) tivesse colocando uma foto dela com o Presidente Bolsonaro agora na campanha, ela teria mais votos e respeito da direita colunista do “O Pedreirense”… kkkkk Abraço.

    • Jarbas Jr, agradecemos sua ponderação.

      Só há uma coisa que precisa ser pontuada. O texto ao qual se refere como “matéria” é tão somente um artigo de opinião de responsabilidade de seu autor. Este portal, quando entende que deve se manifestar, sempre faz via editorial. Quando se trata de uma matéria jornalística, ouvimos, por gostarmos e por ser nossa obrigação, todos os citados nela.

      Abraço,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas