33.3 C
Pedreiras
domingo, dezembro 1, 2024

“Se recuperando da Covid-19”: vereador Gard Furtado não participa das sessões online, mas ignora laudo médico em parabéns a Bacabal

No pico da pandemia, em 2021, parte dos vereadores de Pedreiras foram infectados pelo Coronavírus. “A Câmara Municipal de Pedreiras/MA informa que suspenderá as atividades presenciais, a partir da próxima segunda-feira, 8 de março, até o dia 19, passando a atuar de forma remota neste período. A deliberação foi tomada pela Presidente da Casa, vereadora Marly Tavares, após consenso com os demais vereadores integrantes do Poder Legislativo municipal”, dizia o comunicado publicado no perfil da câmara no Instagram.

No dia 08 de março, na mesma rede social, fora postado: “Câmara Municipal de Pedreiras/MA informa que fica prorrogado até 29 de março de 2021 a suspensão temporária das atividades presenciais”. Naquela altura, somente dois vereadores se achavam em quadro clínico considerado grave, Gard Furtado (Solidariedade) e Totinho Sampaio (DEM).

Inquestionavelmente a pandemia trouxe as diversas forma de trabalho para dentro de casa. Trabalhadores dos mais variados setores se adaptaram, como antes da pandemia, às exigências do mercado de trabalho. A Câmara de Vereadores de Pedreiras, contudo, só passou a lançar mão dos meios remotos para realizarem as sessões a partir do dia 07 de abril.

Cabe lembrar que no comunicado do dia 8 de março, o dia 19, do mesmo mês, era a data referência para o início dos trabalhos remotos, cuja não realização, sem a devida justificativa, é tida, entre aqueles que observam os passos do legislativo, como no mínimo imoral. Numa cidade com tanto para ser discutido e cobrado do poder público, a pandemia vira bode expiatório.

“Gard Furtado, do Solidariedade, recebeu alta, após testar positivo para a Covid-19 e ser internado em São Luís, Maranhão”, noticiamos no dia 26 de março.

No dia 29, o vereador concederia uma entrevista, com duração de 15 minutos, via ligação, ao programa Tribuna 101. “Deus me deu mais um sopro de vida e eu tenho que aproveitar cada minuto”, disse ele, naquela manhã de segunda.

Desde seu retorno, o vereador Gard Furtado, que é da base do governo no legislativo, não participou das duas sessões remotas realizadas no dia 07 e 14 de abril.

“Eu, daqui a um mês não vou participar nem remota. Irei apresentar na câmara que pede repouso mínimo de 30 dias”, disse em mensagem enviada, segundo fonte, ao grupo de vereadores de Pedreiras, em um aplicativo de conversas, no dia 29 de março.

Mensagem de Gard Furtado sobre não participar das sessões online (Foto: WhtasApp)

O que a Câmara de Vereadores diz?

“Gard Furtado, Zé Renato e Totinho Sampaio não participaram da sessão [online] da Câmara Municipal de Pedeiras, pois ainda estão se recuperando da Covid-19”, justificativa dada para as ausências, incluindo a de Gard Furtado e aqui se acha uma discrepância.

Publicação sobre a sessão do dia 14 de Abril (Foto: Câmara de Vereadores no Instagram)

O laudo só pede repouso para as quartas-feiras, em dias de sessão online?

Ainda em recuperação e por conta dela alegando não participar das atividades remotas, ao qual poderia envolver-se sem sair de casa, Gard Furtado integrou uma comitiva que visitou à obra do Hospital Macrorregional, “No dia 09 de Abril”, como frisa, no vídeo, Simplício Araújo, Secretário de Estado de Indústria e Comércio do Maranhão e um dos integrantes de uma equipe sem nome e informal.

Procurado, Gard Furtado disse: “De fato estive no referido local. Fui pegar uma encomenda na mão de Simplício, que veio de São Luís, e falar um assunto com ele! E não participei da última sessão, porque estava no cardiologista e meu problema não é de mobilidade e sim de esforço na fala ou esforço físico intenso, imunidade baixa e minha recomendação médica foi de trinta dias, que só faz dia 25 deste mês”.

A obra visitada pelo vereador Gard e os demais, fora o Hospital Macrorregional de Pedreiras, na Avenida João do Vale, à beira da MA-381. Uma demanda pública marcada pelo atraso, inúmeras previsões de entrega e pela falta de fiscalização dos deputados estaduais, incluindo Vinícius Louro (PL), cuja presença, faria mais sentido, já que fora eleito para ser fiscalizador das ações do governo estadual.

Cabe salientar que não faltam obras municipais para Gard e seus pares visitarem, recuperados ou não. Às margens da Rio Branco, nossa mais importante avenida, se acha a carcaça do que um dia foi o Hospital e Maternidade de Pedreiras, cujo espaço serve a ociosidade. Nenhum vereador foi visto lá em 2021 e nenhum vídeo sobre publicado. A menos que o local emita radioatividade, o que não é o caso, pensar em como pode servir ao público, por quais razões a obra foi paralisada e quem são os culpados, é a missão posta sobre o vereador e seus companheiros bem remunerados (R$ 7.500 mensais) e instituições fiscalizadoras.

Um espaço daquele tamanho pode fazer enorme diferença: na saúde sendo hospital, na educação sendo escola e no bolso de um munícipio sendo um aluguel a menos.

Na quinta-feira (15), procuramos ouvir a vereadora Marly Tavares (Solidariedade), sobre o que os parlamentares, em condições de saúde para trabalhar de forma remota, fizeram do tempo de suspensão das sessões presenciais ao início das atividades remotas.

“Os vereadores durante este período, fora da câmara municipal, somente eles podem responder por si das suas atividades. Enquanto a sessão ordinária se tornou remota, nós vereadores seguimos com os trâmites normais de uma sessão porém, na modalidade remota”, disse ela.

Encontramos (15/04) uma das comissões reunidas presencialmente e entre os presentes Gard Furtado, que não esteve presente na sessão online do dia anterior.

O vereador, que segue estritamente o laudo médico nas quartas, dia das sessões online, costuma ignorá-lo nos dias da semana. Imerso em aglomerações, foi cantar parabéns a Bacabal, na ocasião do aniversário (17) de sua emancipação política.

No parabéns a Bacabal, o vereador Gard Furtando esteve presente (Foto: Instagram da vereadora Marly Tavares)
- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
Joaquim Cantanhêde
Joaquim Cantanhêdehttp://www.opedreirense.com.br
Jornalista formado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas