25 C
Pedreiras
sábado, julho 20, 2024

Rasenha: “Ação Cultural para a Liberdade” de Paulo Freire

Hoje, 19 de setembro de 2021 o Patrono da Educação Brasileira completaria 100 anos. Em uma visão geral, chega a ser impossível falarmos de uma educação transformadora e não mencionarmos Paulo Freire, suas contribuições para a área são rodeadas de grandiosidade, com seus conceitos e percepções sendo encarados como vitais. Como não poderíamos deixar essa data despercebida, hoje é dia de falarmos sobre o livro Ação Cultural para a Liberdade, uma das últimas republicações da @editorarecord do autor.

Reunindo seus textos escritos entre 1968 e 1974, em Ação Cultural para a Liberdade temos o conceito de educação emancipatória do autor ganhando uma expansão maior. Paulo Freire olhava para a educação na perspectiva de liberdade, para ele o despertar da consciência da sociedade oprimida era sua principal luta. Acreditava que a educação deveria promover a criticidade, sendo responsável por despertar o questionamento e consequentemente a transformação.

Dividido em duas partes, o que mais me chamou atenção na obra, tornando-a singular em comparação com as demais publicações do autor, é a amplitude de onde a abordagem consegue alcançar, debatendo assuntos como a reforma agrária por exemplo. Durante todos os escritos contidos no livro de Paulo Freire temos a compreensão de como é necessário estarmos atentos aos impasses existentes na sociedade e como a expressão crítica dos alunos deve ser estimulada.

Por fim, acredito que pela sua grandiosidade, somando-se a tantos outros, Ação Cultural para a Liberdade acaba se tornando mais um livro indispensável de Paulo Freire, sendo totalmente necessário, principalmente nos tempos atuais onde a obscuridade ameaça se manter firme. Somos privilegiados de compartilharmos a nacionalidade com um dos maiores autores da educação de todos os tempos, sendo seu símbolo o gatilho responsável por nos manter presente na luta por uma sociedade melhor.

Por: @leituranasnuvens

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas