“A cidade que mais teve alunos adequados do segundo ano, da Regional de Ensino, é uma vitória”
O Ministério da Educação (MEC) apresentou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021.
A Prefeitura de Pedreiras comemora os resultados do município que, em termos proporcionais, foi o que mais avançou na região, com uma subida de 1.0 ponto na média dos anos iniciais e 0.4 nos anos finais.
Segundo o secretário de Educação, David Ximenes, a evolução é resultado de um trabalho feito em equipe. ” A educação de Pedreiras, anos iniciais, tem muito o que comemorar e isso é fruto de um trabalho comprometido, que tem investido não apenas em obras físicas, mas em capacitação e qualificação para os professores”, ressalta Ximenes.
O gestor da pasta ainda faz um paralelo com anos anteriores.” Se tivéssemos essa nota em 2019, nós estaríamos na posição 171. E isso porque estamos com apenas 1 ano e 8 meses de gestão”, pontua.
Avaliação
O indicador aponta os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
Para a assessora especial da Educação, Fátima Barbosa, o avanço na educação de Pedreiras é resultado do empenho de toda equipe, o cuidado que Secretaria de Educação teve para que nenhum aluno ficasse fora da escola e também da disponibilidade de aprendizagem desses estudantes.
“Desde 2005 que Pedreiras tem o IDEB baixo, tanto nos anos iniciais como finais, muito abaixo da média estadual. Então, ser apontada como a cidade que mais teve alunos adequados do segundo ano, da Regional de Ensino, é uma vitória”, afirma Fátima.
As escolas com maiores avanços nos anos iniciais foram: Unidade de Ensino Naíse Trindade, com +9; Unidade de Ensino Benilde Nina, com +8 e Unidade de Ensino Manoel Trindade, com +5.
Nos anos finais foram: Unidade de Ensino Carlos Martins , com +10; Colégio Herschell Carvalho , com +9, Unidade de Ensino Manoel Trindade, com +9.
Por ASCOM/Prefeitura de Pedreiras