28.5 C
Pedreiras
domingo, abril 14, 2024

Orçamento 2022 tem Fundo Eleitoral sete vezes maior do que verbas destinadas à Anvisa em 2021

Um levantamento feito pela CNN, com base nos dados disponibilizados pelo Portal da Transparência, do Governo Federal, e pelo Diário Oficial da União, mostra que parte do Orçamento 2022 [sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro], destinado ao Fundo Eleitoral deste ano, é sete vezes maior do que o que foi pago pelo Governo Federal em ações orçamentárias à Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 2021.

O órgão é um dos que esteve no centro das medidas de combate à pandemia da Covid-19 e um dos que bateram de frente em divergência à postura do presidente em relação ao vírus. Em 2021 a Anvisa recebeu R$ 663,5 milhões em verbas.

Neste ano, ao sancionar o Orçamento 2022 com cortes em diversas áreas sociais, Bolsonaro fortalece o fundo eleitoral na ordem dos R$ 4,9 billhões. O fundo é repassado ao Tribunal Superior Eleitoral, que distribuirá, respeitando as regras estabelecidas pela Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).

O levantamento também aponta outros órgãos e ações do governo que receberam valores inferiores ao que foi destinado para os partidos políticos, como a área da educação, segurança pública [área que foi pauta na campanha eleitoral de Bolsonaro], e O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram alguns dos órgãos com valores inferiores ao Fundo Eleitoral.

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
Mayrla Frazão
Mayrla Frazãohttps://www.opedreirense.com.br
Jornalista - Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema)
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas