DEMOCRACIA SOB ATAQUE
Novas ameaças de golpe contra a democracia foram identificadas pelo governo federal, nesta quarta-feira (11). Mensagens de textos convocatória anunciavam uma “Mega Manifestação Nacional pela Retomada do Poder”, que ocorreria hoje, em todas as capitais brasileiras.
A Advocacia-Geral da União (AGU), entrou com um novo pedido no Supremo Tribunal Federal, solicitando medidas imediatas para impedir novos atos antidemocráticos. No documento protocolado pela AGU, medidas contra bloqueios de vias, restrição excepcional do direito de manifestação, p/afastar manifestantes de prédios públicos; além de prisões.
De acordo com o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, a convocação configura “nova tentativa de ameaça ao estado democrático de direito, o qual deve ser salvaguardado e protegido, evitando-se para tanto o abuso do direito de reunião, usado como ilegal e inconstitucional invólucro para verdadeiros atos atentatórios”, ressaltou.
Em Brasília (DF), a segurança será reforçada, segundo o gabinete de crise, Para proteger o Planalto, os batalhões da Guarda Presidencial e da Polícia do Exército, além do Regimento de Cavalaria, serão acionados e ficarão de prontidão.