33.3 C
Pedreiras
quarta-feira, julho 17, 2024

Helicóptero do Ibama é incendiado em Manaus

Um helicóptero do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), no Aeroclube de Manaus, na zona centro-sul da capital amazonense. Conforme o Corpo de Bombeiros, o incêndio ocorreu por volta de 4h.

Os bombeiros informaram que receberam a informação de que dois homens invadiram o aeroclube e atearam fogo no helicóptero. Ainda segundo eles, a aeronave modelo Bell B4 foi destruída parcialmente pelo fogo, que atingiu parte da dianteira, queimando a cabine e as hélices.

Para apagar o fogo, os agentes utilizaram 1 mil litros de água.

A reportagem solicitou mais informações do Ibama, mas nenhuma resposta foi enviada até a publicação desta matéria.

Via portal Amazonas Atual


Com nova resolução para os próximos 90 dias, Carnaval 2022 fica para depois

Foto ilustrativa: Wesley Almeida

Com o município em situação de Calamidade Pública, em razão dos crescentes casos de Covid-19, nos últimos dias, o Conselho de Meio Ambiente assinou a Resolução N° 007/2022, que suspende a realização de eventos na cidade nos próximos 90 dias, com isso, o Carnaval 2022, um dos eventos mais aguardados pelos pedreirenses, que ocorre geralmente, entre os meses de fevereiro e março, será um dos eventos cancelados devido ao novo decreto.

Pedreiras, atualmente registra 715 casos ativos de Covid-19 e 1 hospitalizado. O decreto reforça medidas de segurança no combate à proliferação do vírus, o que afeta diretamente a classe artística da cidade, que nos últimos meses retomou a realização de shows. Nesse contexto, a vereadora Katyane Leite entrou com indicação solicitando ao poder executivo “a proceder com o pagamento de auxílio emergencial aos artistas da terra, apoio às lives no período carnavalesco, aos mesmos, e doação de cestas básicas aos vendedores ambulantes e seguranças cadastrados pela FUP”.

Na tarde deste sábado (22), a vereadora anunciou a indicação em seu Instagram e aproveitou para cobrar a gestão “Tempo de reconstruir” sobre a falta de diálogo com a classe. “Me solidarizo com todos que fazem a cultura de Pedreiras e que foram atingidos com a resolução assinada pelo presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente que suspende eventos por 90 dias em Pedreiras. Cadê a prefeita? Ultimamente percebo que vem se escondendo atrás de secretários, assessores e agora, até de presidente de conselho”, comentou a vereadora em seu Instagram.


Vacina para crianças em Pedreiras: “Priorizamos, nessa primeira etapa, as de 5 a 11 anos”, diz secretário de saúde

Vacinação de crianças em Pedreiras (MA), primeira etapa (Foto: Ascom – Prefeitura de Pedreiras)

Em Pedreiras, Maranhão, os casos de Covid-19 tiveram um aumento considerável. De acordo com o último boletim, divulgado pela prefeitura, desde o começo da pandemia, 5.595 (479 ativos) casos foram confirmados. Nesse contexto, a vacinação vem fazendo a diferença. Ela, agora, é também destinada ao público infantil.

“Chegaram 230 doses destinadas às crianças. Priorizamos, nessa primeira etapa, as de 5 a 11 anos, portadoras de deficiência e com comorbidades”, destaca Marcílio Ximenes, secretário de saúde de Pedreiras. Ele nos informou que as aplicações, iniciadas na terça (19), são feitas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Engenho, devendo se estender até sexta-feira (21).

Ainda em diálogo com nossa equipe, Marcílio destacou a eficácia da vacina diante do quadro de ampliação do número de infectados em comparação às mortes em decorrência da Covid-19.

“A vacina é eficaz. Basta ver o número bem grande de infecções, que nós temos, e o número baixo de óbitos e de internações.  Então a gente faz um chamado aos pais que levem seus filhos.”

É importante frisar que crianças com síndromes gripais não podem tomar a vacina, devendo esperar por no mínimo quinze dias.


‘Sala de situação’: inovação em tempos de crise

‘Sala de situação” (Foto: Ascom- Pedreiras)

“Sabemos da instabilidade que acompanha o período chuvoso em nossa região, e hoje a inauguração da ‘Sala de situação’ representa um grande avanço nesse processo, pois uma base de dados é primordial para que se possa elaborar estratégias” diz Camila Silva, coordenadora, à assessoria de comunicação da Prefeitura de Pedreiras, Maranhão.

A ideia nasce da necessidade de um monitoramento constante em função do período chuvoso e dos impactos que traz ao município.

“Através da sala é possível prevê o volume de chuva, o nível do rio, emitir alerta e fazer acompanhamento em tempo real de outras cidades que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim”, destaca à ASCOM – Pedreiras.


Bairro do Engenho sem água: “A equipe, nesse momento, está colocando um motor novo”, diz gerente da CAEMA

“Sábado (15) o sistema parou por volta das 3h – problema de energia. Foi gerado um número de protocolo junto à Equatorial. Certo que ela só conseguiu resolver o problema, quase às 18:00 de sábado. Aí foi identificado que o motor estava queimado”, explica Geudson Melo, gerente regional da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA).

Em visita a subestação, localizada no bairro do Engenho, registramos parte do trabalho da equipe que instala a bomba. Confira!

O Pedreirense: colabore com o nosso trabalho via Pix (99) 982111633 – jornalismo que informa, notícias que importam.


Estado de calamidade pública: mais de 100 famílias desabrigadas em Mirador, Maranhão

Mais de 100 famílias estão desabrigadas na cidade de Mirador, no Maranhão, após inundação — Foto: Nice Ribeiro/TV Mirante

Em Mirador, no Maranhão a prefeitura decretou estado de calamidade pública, diante dos riscos e transtornos ocasionados pelas inundações nos últimos dias. Cerca de 100 famílias foram afetadas e tiveram que procurar abrigo, segundo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Casas desabaram, comerciantes tiveram que retirar mercadorias às pressas e em cerca de 20 povoados, na zona rural, moradores estão ilhados.

O rio que banha a cidade de Mirador é o Itapecuru. O centro da cidade foi o mais afetado pelos estragos, onde oito casas desabaram. Bombeiros trabalham para ajudar famílias afetadas e pessoas já se mobilizam para arrecadar doações. Medicamentos e alimentos estão sendo levados às famílias atingidas.

“Nós já temos um grande número de famílias desabrigadas, resultado das fortes chuvas que têm se precipitado no estado do Maranhão. A determinação do governador Flávio Dino é que eu viesse para cá, juntamente com o secretário de Cidades, Márcio Jerry, a fim de mitigar, o mais rápido possível, os efeitos dessas enchentes, atendendo as vítimas, essas famílias que estão desabrigadas, com o apoio de medicamentos, de alimentos e tudo que for necessário, principalmente, fazendo a remoção das famílias que ainda estão em local de risco, para os abrigos”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Célio Roberto de Araújo.


Quando Bento XVI era apenas Ratzinger

Foto: Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger-Benedetto XVI/DR / Arte: Joaquim Cantanhêde

Segundo o jornal alemão Die Zeit, em decreto extrajudicial do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Munique e Freising, divulgado nesta terça-feira (4) e datado de 2016, o papa emérito Bento XVI, então Joseph Ratzinger, arcebispo de Munique-Freising, teria acobertado o padre Peter H., suspeito de ter abusado sexualmente de menores de idade. Entre os anos de 1973 e 1996, teriam sido cometidos 23 casos de violência sexual.

A postura adotada pela cúpula da Igreja Católica Apostólica Romana, na região, é criticada no documento eclesiástico, elaborado a pedido do cardeal Reinhard Marx, que desde 2007 está à frente da arquidiocese de Munique.

Bento XVI teria, segundo acusações da imprensa alemã, admitido o pároco mesmo sendo ele acusado, previamente, de ter cometido crimes sexuais, abusando de jovens entre 8 e 16 anos mesmo depois de transferido.

Bento XVI teria, segundo acusações da imprensa alemã, admitido o pároco mesmo sendo ele acusado, previamente, de ter cometido crimes sexuais, abusando de jovens entre 8 e 16 anos mesmo depois de transferido.


Bolsonaro é hospitalizado com suboclusão intestinal e sem previsão de alta

Jair Messias Bolsonaro (Foto: Reprodução)

Na madrugada desta segunda-feira (03), o presidente Jair Bolsonaro deixou Santa Catarina, aonde passava a virada e recesso de fim de ano, e desembarcou na capital paulista, com suspeita de nova obstrução intestinal. Bolsonaro deu entrada no Hospital Vila Nova Star, na zona Sul, por volta de 1h30 da madrugada e está sendo atendido pelo médico Antônio Luiz Macedo, que o acompanha desde a facada em setembro de 2018.

Em nota divulgada nesta manhã (03), pelo Hospital, o presidente foi diagnosticado com suboclusão intestinal, uma nova obstrução intestinal. “Ele está estável, em tratamento e será reavaliado ao longo desta manhã pela equipe do Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo. No momento, sem previsão de alta”, diz a nota.

A Secretaria Especial de Comunicação Social (SECOM), também divulgou a seguinte nota: “A SECOM informa que o Presidente da República, Jair Bolsonaro, após sentir um desconforto abdominal, deu entrada no Hospital Nova Star, em São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (3), para a realização de exames. A SECOM informa, ainda, que o Presidente passa bem e que mais detalhes serão divulgados posteriormente, após atualização do boletim médico”.

Desde a facada, durante sua campanha eleitoral, Bolsonaro já passou por cinco cirurgias e em sua última internação, no dia 14 de julho de 2020, tratou novamente de um quadro de suboclusão intestinal.


Apesar de Bolsonaro, Ministério da Saúde anuncia vacinação de crianças para janeiro

Foto: Ilustração vacina

Mesmo diante das inúmeras falas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que reforçam sua posição contra a vacinação de crianças, o Ministério da Saúde anunciou, na última segunda-feira (27), que formalizará a inclusão deste grupo, com faixa etária entre 5 e 11 anos, no plano de vacinação contra a Covid-19, ainda em janeiro.

O imunizante previsto, que contemplará este grupo, será a Pfizer, já aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Durante o processo de avaliação da vacina, representantes e especialistas das principais sociedades medicas confirmaram a importância da vacinação de crianças.

Apesar das indicações, o presidente afirmou que sua filha, de 11 anos, não irá se vacinar contra a Covid-19. Ele “desconfiança” em relação ao imunizante. Segundo documento divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Brasil registrou 3.561 mortes de crianças e adolescentes, desde o início da pandemia, em março de 2020.


Defesa Civil em alerta: equipe é acionada diante do aumento do nível do rio

Equipe da Defesa Civil de Pedreiras, Maranhão (Foto: Prefeitura de Pedreiras)

Diante disso, a prefeitura anunciou que a equipe da Defesa Civil já está em alerta e trabalha medidas preventivas para alertar a população, uma vez que a previsão para os próximos dias é de muita chuva, consequentemente, o nível do rio aumentará.

Por aqui, pela região do Médio Mearim, o aumento do nível do rio é uma das principais preocupações de quem culturalmente é assolado pelas cheias. Ontem (26), pedreirenses sentiram os primeiros impactos ocasionados pela chuva, principalmente no bairro Maria Rita, um dos mais precários em termos de infraestrutura.

“Ao tomarmos conhecimento das previsões, prontamente deslocamos as equipes até o local, para realizar inspeção, e de fato, o nível do rio subiu bastante nas últimas 24 horas, mas estamos de prontidão, caso surja alguma urgência, e todos os dias estaremos divulgando o boletim metereológico, para alertar a população, e principalmente a população ribeirinha”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil de Pedreiras, Rai Brito.

Um morador de Formosa da Serra Negra, em um vídeo alertou autoridades e a população sobre a cheia repentina do rio, mostrando a força da água que cobriu parte da ponte, com cerca de 15 a 20 metros do rio, contou em seu relato, direcionado aos ribeirinhos e pessoas que dependem do rio para trabalhar.


Influenza H3N2 no Maranhão e os crescentes casos de gripe

Foto: pinkomelet/GettyImages

O surgimento de uma nova cepa, subtipo do vírus Influenza A, [comumente conhecido como vírus da gripe], tem se espalhado por alguns estados brasileiros, dentre eles, o Maranhão. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), confirmou na última quarta-feira (22) o primeiro caso, por meio de uma nota, que descreve ser em uma criança de 10 anos, do sexo masculino, que deu entrada na rede hospitalar. O paciente está sendo acompanhado por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

A Influenza H3N2 apresenta sintomas como febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativo ou gustativo e em casos específicos, apresenta obstrução nasal. Em idosos, uma atenção maior a mudanças de humor, confusão mental, sonolência excessiva e ausência de apetite.

Diferente da Covid-19, o vírus Influenza H3N2 não apresentou nenhum caso de morte, registro com base no estado do Ceará, que notificou 18 casos da nova cepa.

De acordo com o pesquisador Felipe Naveca, que trabalha na Fiocruz Amazônia, a vacina contra a gripe H1N1, ainda não tem composições que sejam eficazes contra a nova cepa, mas que na próxima ‘reformulação vacinal’, em 2022, terá.

No Maranhão, assim como nos demais estados brasileiros, os casos de gripe e atendimentos crescem a cada dia. Um vídeo divulgado pelo portal de notícias “Acontece news”, mostra uma unidade hospitalar lotada, segundo a reportagem, a maioria dos pacientes apresentavam sintomas de gripe.


O impressionante embrião de dinossauro encontrado na China

Imagem: Masato Hattori, Kohei Tanaka, Lida Xing

Por essa nem Ross Geller esperava: na última terça-feira (21), cientistas anunciaram, por meio de uma pesquisa publicada na revista ‘IScience’, a descoberta de um fóssil de embrião de dinossauro, ainda dentro do ovo. De acordo com pesquisadores, o embrião, encontrado na China, tem cerca de 66 milhões de anos e foi apelidado de Baby Yingliang.

O que chama atenção é o estado conservado, um dos mais completos já encontrados. “Os embriões de dinossauros são alguns dos fósseis mais raros e a maioria deles está incompleta com os ossos deslocados”, disse Fion Waisum Ma, pesquisador Ph.D. da Universidade de Birmingham e primeiro coautor do estudo, que ressaltar ser esse ‘um dos mais belos fósseis’.

Graças a esta descoberta, cientistas conseguiram simular, por meio de uma animação, como seria o embrião, como mostra a imagem acima. O ovo pertence a um dinossauro terópede ou oviraptossauro, com postura semelhante a de fetos de pássaros.

Esse é um achado inédito, que hoje encontra-se no Museu de História Natural de Yingliang.


O Chile à esquerda com Boric

Foto: Marcelo Hernandez / Getty Images

Aos 35 anos, Gabriel Boric foi eleito [55,9% dos votos] pelo povo chileno para presidir o país, com novas Constituições, em uma perspectiva à esquerda. Boric chegou a ser líder de movimento estudantil e deputado, derrotando, na eleição do último domingo (20), em segundo turno, José Antonio Kast [44,1%], candidato da extrema direita. O pleito, segundo parte dos noticiários, foi marcado por polarização.

“Vou ser o presidente de todos os chilenos, porque acho importante ter interlocução com todos, e os acordos devem ser entre todas as pessoas e não entre quatro paredes”, disse o presidente eleito, visto como liberal em temas sociais e defensor de “um Estado de bem-estar”.


Bolsonaro mantém alto índice de rejeição, segundo Datafolha

Foto: Sérgio Lima/ Poder 360

As eleições 2022 se aproximam e para muitos já está na lista dos eventos mais esperados para o próximo ano. No âmbito da pesquisa eleitoral, o possível resultado da disputa pela cadeira presidencial já está traçado, como aponta o instituto Datafolha, em pesquisa divulgada nesta sexta-feira (17) pelo jornal “Folha de S.Paulo”. Os índices revelam as intenção de voto para a eleição presidencial de 2022, onde Lula mantém a liderança em relação a Bolsonaro. No segundo turno, o ex-presidente tem 56% contra 31%. Lula também ganha nas simulações de disputa com os outros candidatos no segundo turno. Já Bolsonaro perde nos cenários pesquisados.

Foram 3.667 pessoas ouvidas, entre os dias 13 e 15 de setembro em 190 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%, segundo o instituto.

Na categoria “índice de rejeição”, Bolsonaro continua com o mesmo percentual de reprovação em relação a pesquisa anterior, com 59%. Já Lula teve o seu percentual reduzido em 1%, totalizando seu índice de rejeição em 37%.

As pesquisas eleitorais vêm crescendo, principalmente diante do cenário incerto da política. Embora os resultados provoquem a desconfiança de muitos eleitores, outros se agarram a esperança deste instrumento político que são os institutos de pesquisas, por isso, 2022 dirá.


“Malandro é malandro, mané é mané” e troco só se for em dinheiro

Foto: Joaquim Cantanhêde

Não é difícil achar quem, como no velho dialeto popular, queira passar “gato por lebre” na hora do troco. Entre algumas moedas um, dois, três, quatro bombons. Fique à vontade para não aceitar. Agora é Lei no estado do Maranhão: troco só em dinheiro. Trata-se da Lei 11.616/21, de autoria do deputado Duarte Júnior (PSB), promulgada na sexta-feira (07), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, pelo presidente da casa, Othelino Neto, deputado do PCdoB.

“O projeto tem a finalidade de garantir o direito do consumidor de receber seu troco em qualquer compra ou serviço utilizado. O descumprimento implicará em penalidade estabelecida pelo órgão de proteção e defesa do consumidor”, destaca Duarte Júnior. Caso a lei seja desobedecida, o estabelecimento cometerá uma prática abusiva, sob a perspectiva de outra Lei, a 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor), nos termos do Art. 39, incisos I e II.

Os estabelecimentos deverão fixar placas informativas em locais acessíveis e visíveis.


Portal da Transparência de Pedreiras nota 10, segundo TCE-MA: do fundo ao topo

Portal da Transparência da Prefeitura de Pedreiras (Foto: Joaquim Cantanhêde)

O Portal da Transparência da Prefeitura de Pedreiras obteve resultado nível ‘A’, ou seja, 10, nota máxima na Avaliação Geral da Transparência dos Municípios, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE–MA), “no período de 09/12/2021 a 09/12/2021”, a partir de “consulta na rede mundial de computadores, no site do Município (http://www.pedreiras.ma.gov.br/)”. O objetivo da avaliação é expor o nível de transparência em cada uma das instituições públicas que compete fiscalizar.

Em setembro deste ano, a reportagem “O curioso caso do Portal da Transparência de Pedreiras, que recebeu nota negativa do TCE por não ser transparente”, aqui publicada, mostrou que o site gerido pelo governo “Tempo de Reconstruir”, deixava de ofertar dispositivos fundamentais à transparência ­– direito garantido ao cidadão na Constituição Federal. Agora, segundo o TCE–MA, até o momento a cidade é a única a obter nota máxima. “Em cumprimento ao que dispõe o art. 3º da Portaria TCE/MA nº 706/2020, que regulamenta o art. 11 da Instrução Normativa TCE/MA nº 59/2020, foi reavaliado o Portal da Transparência do Ente Prefeitura Municipal de Pedreiras – MA , considerando a média ponderada de todos os itens avaliados (EXIGIBILIDADE), sendo determinado, como resultado da avaliação do portal, o índice de transparência A”, conclui o relatório.


Prefeito de Imperatriz anuncia cancelamento das festas de fim de ano e Carnaval 2022

Foto: Edmara Silva

A

pós decisões tomadas pela prefeitura de São Luís e Governo do Estado, diante do surgimento da nova variante Ômicron, o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, anunciou o cancelamento das festas de Réveillon e do Carnaval de 2022.

“Por motivos de prevenção ao coronavírus e para a segurança, diante da chegada de uma nova variante e do aumento de casos em outros países, estou tomando a decisão de cancelar Réveillon e Carnaval 2022. Sei da importância dos eventos para economia da nossa cidade, mas seguimos colocando a vida das pessoas em primeiro lugar”, afirmou Assis Ramos, prefeito de Imperatriz.

Segundo o prefeito, novas medidas de restrições serão anunciadas na próxima semana. Segundo o Secretário de Estado da Cultura do Maranhão, Anderson Lindosos, o cancelamento das festas cabe tão somente aos prefeitos e gestores de cada cidade, até o momento.


“Chorei por muito tempo por ficar assim”, depõe Kellen, sobrevivente da tragédia na Boate Kiss

A fotografia de Jeff Botega registrou um dos momentos mais delicados do julgamento dos quatro réus acusados de serem responsáveis pelo incêndio da Boate Kiss, em 27 de janeiro de 2013. Na imagem está a sobrevivente Kellen Giovana, de 28 anos, que, com marcas da tragédia, ergue a prótese ao magistrado, enquanto relatava os momentos de desespero e angústia para conseguir sair com vida da boate. Kellen foi a segunda vítima a depor no Tribunal do Júri, em Porto Alegre.

Das marcas, 18% do seu corpo queimado e um dos pés amputados. “Dor é isso, não é fazer vídeo e chorar. O que eu passei nesses oito anos, o que eu passei lá dentro, o que eu passo na pele, isso é dor. Eu me olhei muito no espelho e chorei por muito tempo por ficar assim”, relatou Kellen.

Ao todo, foram 242 mortos e 636 feridos. Os réus respondem acusação por homicídios simples com dolo eventual e tentativas de assassinato. Nesta quinta-feira (02) o julgamento terá continuidade. A expectativa para o Tribunal de Justiça é de que a audiência dure aproximadamente duas semanas.


Filme ‘Marighella’: das telonas para as telinhas

Foto: divulgação

O filme Marighella, dirigido por Wagner Moura, é simplesmente o longa nacional mais visto em 2021, já tendo arrecadado, nas bilheterias, em torno de R$ 5 milhões. Gravado em 2017, resgata a história de Carlos Marighella, guerrilheiro comunista, que foi membro da força armada contra a ditadura de 64, no Brasil. Claro que, sob gestão de Jair Bolsonaro, a produção cinematográfica não teve vida fácil diante da “filtragem” da Agência Nacional do Cinema – ANCINE.

“Quando você vê o governo federal empenhado em impedir o lançamento de um filme, tem algo de errado”, relatou Wagner Moura. A estreia do filme, por aqui, foi cancelada em 2019, sendo exibido pela primeira vez no Festival de Berlim.

Das telonas do cinema, Marighella, que tem no elenco, Seu Jorge, Bruno Gagliasso, Luiz Carlos Vasconcellos, Herson Capri, Humberto Carrão e Adriana Esteves e outros, já tem data para estrear no universo do streaming: sábado, 4 de dezembro no Globoplay.


Rua da Corrente: lições sobre gestão da coisa pública

No início de 2021, a gestão de Vanessa Maia, recém-empossada, se apressou por asfaltar a rua da Corrente, bairro do Diogo. Mostramos aqui no O Pedreirense que, ainda na gestão Antônio França, a comunidade, que margeia a via, protestou na reivindicação por melhorias, pois não há qualidade de vida em meio a poeira. Com o passar dos meses, após o asfalto colocado pelo atual governo, o tempo mostrou que o reconstruir precisa vir acompanhando de responsabilidade com a verba pública.

Agora a prefeitura realiza o trabalho de drenagem. “Serão três drenagens: uma no meio e as outras duas em cada canto. Quando colocarmos essas drenagens, elas vão estar jogando esse dreno dentro das manilhas colocadas no início do ano, não deixando causar os borrachudos”, explica Marcos Brunieri, secretário de infraestrutura do município. O trabalho inclui, segundo ele, a colocação de camadas de seixo, areia, piçarra e asfalto.

Em virtude da obra, motoristas que deixam ou chegam à cidade devem pegar desvio. Não há, no local, qualquer placa que mostre valor, fonte dos recursos e tempo de execução da obra.


Ômicron no Brasil: dois casos são confirmados

Foto: Joaquim Cantanhêde

No Brasil, dois casos da variante B.1.1529, que tem sido chamada de ômicron, foram confirmados nesta terça-feira (30), pelo Instituto Adolfo Lutz. A variante foi constatada a partir do apontamento do sequenciamento genético no teste de um homem de 41 anos e uma mulher de 37, ambos passageiros vindos da África do Sul. Há ainda um terceiro caso suspeito sob investigação. Não há, no mundo, confirmação de mortes tendo como causa a variante.

“Diante do diagnóstico positivo, o casal foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar. Ainda segundo a pasta estadual, ambos estão sob monitoramento das Vigilâncias estadual e municipal de São Paulo, juntamente com seus familiares”, informa o portal G1.

A variante, segundo a Organização Mundial da Saúde apresenta grande número de mutações”, algumas bastante preocupantes.

Hoje, autoridades da Holanda informaram que pacientes infectados com a variante já estavam no país antes da chegada dos voos vindos da África do Sul.


Com risco de propagação global da variante Ômicron, diversas cidades cancelam o Réveillon; São Luís é uma delas

São Luís, capital do Maranhão (Foto: divulgação)

Ainda há muitas incógnitas sobre a variante Ômicron, descoberta na África do Sul. A transmissibilidade, a eficácia da vacina e a gravidade dos casos ainda são incertezas que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenta compreender. Entretanto, um alerta para o “alto” risco de propagação global, segundo a OMS, preocupa algumas autoridades.

Pelo menos dez capitais decidiram não realizar festa de final de ano, devido à pandemia da Covid-19, principalmente diante do surgimento da nova variante.

Em São Luís não foi diferente, nesta segunda-feira (29), o prefeito Eduardo Braide (Podemos), anunciou a suspensão do Réveillon 2022, como forma de prudência. ” Diante do surgimento da nova variante do coronavírus, tomei a decisão de não realizarmos o Réveillon em São Luís. O momento nos pede prudência e responsabilidade”, disse Braide.

Até o momento nenhum caso suspeito foi identificado no estado.


O preferido de Flávio Dino: todo mundo já sabia

Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão (Foto: Joaquim Cantanhêde)

Que Carlos Brandão é o preferido do governador Flávio Dino (PSB), para encabeçar sua sucessão, isso nunca foi novidade. Por vezes cantamos essa pedra aqui. Ontem (29), a preferência foi oficializada durante reunião do governador com os 13 partidos que integram sua base.

“Registro e agradeço a presença dos 4 pré-candidatos do nosso grupo: o senador Weverton; o vice Brandão; os secretários Felipe Camarão e Simplício. Reunião foi tranquila, com muito espírito de diálogo e união. Devemos conversar novamente durante o mês de janeiro”, disse Flávio Dino, que agora trabalhará em prol da aceitabilidade do nome de seu pré-candidato.  

Em seu perfil no Twitter, o vice-governador agradeceu dizendo: “Recebo com alegria o apoio do amigo Flávio Dino para a minha pré-candidatura à sua sucessão. Reitero nosso compromisso com a sua pré-candidatura ao Senado. Seguimos juntos em prol da unidade do nosso grupo. Vamos em frente!”


“Entre os secretários, ninguém concorda com o Carnaval”, diz Carlos Lula

Carlos Lula, Secretário de Estado da Saúde – Maranhão (Foto: Joaquim Cantanhêde)

Com o avançar da vacinação, indiscutivelmente vivenciamos um cenário menos dramático quanto o vivido recentemente em decorrência da pandemia do coronavírus. Se o cenário é animador para os amantes do carnaval, para a Diretora-geral Assistente da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Acesso a Medicamentos, Mariângela Simão, não. “Me preocupa bastante quando vejo no Brasil que tem discussão sobre a abertura do carnaval. Isso é realmente uma condição extremamente propícia para aumento da transmissão comunitária. Precisamos planejar já as ações para 2022”, diz ela, alertando para uma quarta onda de casos da Covid-19.

“Entre os secretários, ninguém concorda com o Carnaval”, diz Carlos Lula, Secretário de Estado da Saúde – Maranhão e coordenador do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), em publicação vinculada pelo jornal O Tempo e O Povo. Há a preocupação de que o ambiente carnavalesco, feito por aglomerações, gere novas ondas de contaminações.

No Maranhão nada há nada confirmado sobre o cancelamento de uma das festas mais populares do mundo. Em São Paulo, 58 cidades já cancelaram eventos, incluindo o carnaval. Outras cidades, incluindo capitais, devem decidir com base na evolução epidemiológica.


Décimo terceiro aprovado em 2° turno: apenas Katyane Leite e Jotinha Oliveira votaram contra

Câmara de Vereadores de Pedreiras, Maranhão, em janeiro de 2021 (Foto: Joaquim Cantanhêde)

Vivendo uma realidade paralela e sem qualquer constrangimento, a Câmara de Vereadores aprovou, em 2° turno, Projeto de Lei n° 019/2021, que no popular, garante aos vereadores recebimento de 13° subsídio, o vulgo salário. Apenas Katiane Leite e Jotinha Oliveira votaram contra. Não há ilegalidade, no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), mas quem acompanha os desdobramentos que ocorrem na ‘casa do povo’ de Pedreiras, manifesta insatisfação diante da realidade de boa parte dos pedreirenses, cujo a renda mensal anda longe dos R$ 6.000,00 recebidos por cada parlamentar.  

“O projeto foi aprovado e, independentemente do meu voto, será creditado para os 13 parlamentares. A minha ideia é destiná-lo para algumas instituições filantrópicas que realizam trabalhos sociais em Pedreiras”, disse Katyane Leite.


Bairro Maria Rita: fica pra mais tarde

Uma obra há anos esperada pelos moradores do bairro Maria Rita, em Pedreiras, Maranhão, é a chegada do tão sonhado asfalto, que no mês de outubro fora anunciado pela atual gestão, através da abertura da licitação que contrataria uma empresa especializada nos serviços necessários para drenar, pavimentar e sinalizar o bairro. Entretanto, no dia 19 de novembro, a prefeitura, através da CPL tornou púbica o cancelamento da obra.

Detalhes na reportagem:


Sancionada Lei Mari Ferrer que proíbe constrangimento a vítimas de abusos sexuais

Fachada do Palácio do Planalto — Foto: Beto Barata/PR

Sancionada Lei Mari Ferrer que proíbe constrangimento a vítimas de abusos sexuaisFoi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (22), o projeto de Lei Marina Ferrer, que proíbe que vítimas de crimes sexuais e testemunhas sejam constrangidas durante audiências e julgamentos.

O projeto, de autoria da deputada Lídice da Mata ( PSB-BA), fora criado após a audiência de Mariana, em novembro de 2020, contra André Aranha, acusado de tê-la estuprado. Na ocasião, o advogado de André desrespeitou e exibiu fotos fazendo afirmações constrangedoras contra a influenciador.

A sanção foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (23).


Bola da vez: Flávio Castro no comando do Macrorregional de Pedreiras

Dr. Flávio Castro (Arte: Joaquim Cantanhêde)

“Encaro com muito carinho e responsabilidade esse novo desafio, pois trata-se de saúde. Pudemos ver que nesse último ano, com a pandemia, a coisa mais importante para todos nós foi a saúde. Agora organizar para funcionar a nova estrutura do hospital, pois sai o Hospital de Campanha e entra o Hospital Macrorregional, funcionando o serviço de ortopedia, cirurgia geral, exames de imagem (tomografia, raio x digital, ultrassom), serviços cardiológicos e de nefrologia. Além de contar com 12 leitos de UTI e 50 leitos de enfermaria. Estou aqui para colaborar com meus serviços e poder ajudar a toda população de Pedreiras e região”, diz Dr. Flávio Castro, em diálogo com o Portal O Pedreirense.

O endodontista passa a ocupar o cargo de diretor do Hospital Macrorregional de Pedreiras, conforme anúncio feito pelo Secretário de Indústria e Comércio do Maranhão (Seinc), Simplício Araújo, na manhã desta segunda-feira (22).

Reprodução: Instagram

“Parabéns @flavio_castro85, novo Diretor do Hospital Regional Kleber Branco em Pedreiras, desejo boa sorte e uma profícua gestão”, disse o secretário, sobre a mudança, vista, por quem acompanha a política local, como essencialmente política. Outras devem ocorrer, inclusive no alto escalão municipal, tendo ainda, em seu quadro, indicações de Simplício, que durante churrasco, no dia 13 de novembro, se posicionou a favor da eleição de Carlos Lula, Secretário de Estado da Saúde, como deputado estadual.


Ivan Lima: demitido pela política que o colocou lá

Ivan Lima, enfermeiro (Foto: Joaquim Cantanhêde)

Talento, nem só disso vive funcionalismo público. Quem trabalha com o enfermeiro Ivan Lima garante que isso não lhe falta. Outros questionam certas posturas suas. Mas há um outro elemento que rege a coisa pública, a “política”, com aspas por se distanciar do sentido essencial do termo. Não basta ter talento, você precisa ser indicado.

Desde a instalação do Hospital de Campanha do Kleber Carvalho Branco, Ivan figurou com certa notabilidade, falando em nome dos profissionais de linha de frente da pandemia. Chegou ao posto de diretor da unidade estadual no auge dos afagos entre Fred Maia e Simplício Araújo. Antes fora coordenador de enfermagem do hospital de Trizidela do Vale. Em Pedreiras, desde o início da gestão de Vanessa Maia, atua nos bastidores da Secretaria de Saúde.

A competência que lhe é atribuída não foi mais forte que a política que lá o colocou. “Me despeço dessa equipe maravilhosa, na certeza que minha missão à frente desse desafio foi um sucesso. Vou levar todas as mensagens de carinho, reuniões, confraternizações no meu coração… Tudo isso me fez ser o profissional que eu sou hoje. Meu coração é só gratidão. Até breve minha equipe, espero encontrar vocês lutando bravamente por nossa causa”, diz nota publicada após sua demissão.


Decreto reduz valor do prato nos restaurantes populares do Maranhão

Restaurante Popular de Pedreiras, Maranhão (Foto: Joaquim Cantanhêde)

Um real. Esse será o valor das refeições nas unidades do Restaurantes Popular, incluindo a de Pedreiras, sob gestão do Governo do Estado, a partir de segunda-feira (22). “Editei agora Decreto reduzindo o valor do prato nos nossos 60 restaurantes populares, onde servimos 1 milhão de refeições por mês. Agora todos eles funcionarão com o preço de 1 real. Medida visa proteger as famílias diante da crise nacional”, publicou Flávio Dino, governador do Maranhão, em suas redes sociais, na quarta-feira (17).

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas