21.2 C
Pedreiras
quinta-feira, julho 18, 2024

Lourdes Melo: uma mulher pedreirense escreve sua história na era dos memes

OPINIÃO


“Você quer me calar?”, indagou Lourdes Melo (69), candidata ao Governo do Estado do Piauí pelo Partido da Causa Operária (PCO). Sim, ela foi o nome mais destacado nessa primeira semana de campanha. Sua participação no debate realizado pela TV Cidade Verde, em Teresina, rende memes que não acabam mais.

Contudo, é importante dizer que Lourdes é mais, bem mais que isso. Para começo de conversa, ela é pedreirense. Isso mesmo! Desde sua ida para Teresina, ainda na década de 70, integra diversos movimentos sociais, especialmente os ligados à educação e aos trabalhadores.

Em matéria publicada na Revista Revestrés, descreveu parte da Zona Sul de Teresina, lugar onde morou após partir do Maranhão. “O bairro fluía as lutas sociais. O povo se rebelava e se organizava: era movimento de desempregado, mulheres, negros, sindical, por moradia”, disse ela à jornalista Nayara Felizardo, em 2017.

“Seu jeito autêntico e expressão carrancuda cumprem a função de esconder a professora de educação física que também é sensível, está no magistério há mais de 30 anos, gosta de pintura, faz trabalhos artesanais e adora nadar”, escreveu a jornalista.

Certamente, Lourdes se destaca pela sinceridade, atraindo para si opiniões diversas. Seu uso da palavra se contrasta com a política teatral, que nos é demasiadamente ofertada: aquela em que o candidato come panelada todo dia e está a ponto de mudar-se para o mercado central, algo que só dura enquanto for tempo de campanha.

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
Joaquim Cantanhêde
Joaquim Cantanhêdehttp://www.opedreirense.com.br
Jornalista formado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas