O Pedreirense é um jornal diário online, independente e livre.
O Pedreirense orienta-se pelo princípio da dignidade da pessoa humana e pelos valores da democracia, da liberdade e do pluralismo.
O Pedreirense propõe-se a ser um projeto de informação em harmonia com o processo de mudanças tecnológicas e em busca do progresso coletivo no espaço público.
O Pedreirense orienta-se por critérios de profissionalismo e criatividade editorial, sem qualquer dependência de ordem ideológica, política e econômica.
O Pedreirense não perfilha qualquer programa político, mas tem um olhar sobre o estado, país e sobre o mundo.
O Pedreirense defende a liberdade e uma sociedade aberta, respeito a lei e aos direitos individuais. Acreditamos que o desenvolvimento social harmonioso tem de ser inclusivo, de modo a não deixar ninguém para trás.
O Pedreirense pauta-se pela ética e respeito, na busca da difícil imparcialidade. Preza pela clareza, ouvindo todos os possíveis lados, visando esclarecer fatos e ser espaço para o fortalecimento da cidadania, algo que só acha plenitude na participação dos indivíduos.
O Pedreirense não poupará esforços para que a informação seja apresentada de forma atrativa. Porem dispensando o sensacionalismo e a exploração meramente mercantil da matéria informativa.
O Pedreirense aposta em pautas diversificadas, abrangendo os mais variados setores sociais, incluindo aqueles que se acham historicamente invisibilizados. Acreditamos, portanto, ser indispensável produzir conteúdo jornalístico de relevância para nossos leitores onde quer que estejam.
O Pedreirense estabelece as suas opções editoriais sem hierarquias prévias entre os diversos setores de atividade, numa constante disponibilidade para o estímulo dos acontecimentos e situações que, quotidianamente, são noticiados e comentados.
O Pedreirense considera que a existência de uma opinião pública informada, ativa e participativa é condição fundamental da democracia e da dinâmica de uma sociedade aberta.
O Pedreirense quer contribuir para uma opinião pública informada e interveniente. Valoriza a controvérsia e a discussão franca e descomplicada. Contudo, mesmo manifestação do pensamento, deve olhar com atenção para “o princípio da dignidade da pessoa humana e pelos valores da democracia”.
O Pedreirense procura a verdade e subordina-se aos fatos. Ao passo que se coloca nas fileiras do combate diário a propagação de notícias falsas.
O Pedreirense considera de suma importância tomar parte nos debates das grandes questões que se colocam à sociedade regional e nacional na perspectiva da construção do espaço de respeito a informações e opiniões democráticas.
O Pedreirense é responsável apenas perante os leitores, numa relação rigorosa e transparente, livre de interferência do poder, seja ela oriunda dos agentes públicos ou do setor privado. Somos responsáveis apenas perante os nossos leitores e as nossas fontes.
O Pedreirense reconhece como seu único limite o espaço privado dos cidadãos e tem como fundamento de existência a importância do jornalismo profissional no aprimoramento das sociedades democráticas ao longo da história, cujo papel vai bem mais além que informar os cidadãos.