Em 20 de março de 2021, duas jovens foram obrigadas a cavar a própria cova, antes de serem torturadas e mortas, na cidade de Timon, no Maranhão. As imagens de Maria Eduarda, 17 anos e Joyce Ellen, de 16 anos, horas antes de serem assassinadas, repercutiu na internet e ajudou a identificar parte dos criminosos.
Um documento, obtido pelo portal G1, sobre as investigações do caso, mostra que foi “confirmada a materialidade e autoria do crime, com participação das 14 pessoas, o que, para ele, [o magistrado] deixou ainda mais evidente que o crime foi premeditado”, informou o portal.
O juiz do caso, Francisco Ferreira de Lima, ainda ressaltou que as provas obtidas indicam a disputa entre facções criminosas como a possível motivação do crime. “Na busca dos celulares das vítimas, encontraram fotos suas com supostos integrantes da facção PCC. Encontraram, ainda, no celular da vítima Maria Eduarda prints de redes sociais de membros do Bonde dos 40, material este que supostamente estaria sendo repassado para membro do grupo rival. (…) o “tribunal” decretou a morte das vítimas, por serem integraram/eram simpatizantes da ORCRIM rival”, diz o magistrado.
Segundo o portal G1, o juiz aceitou a denúncia do Ministério Público e mantém em prisão cautelar: Erika Layane de Sousa Santos, Willian de Sousa Teófilo, Mikaelle Fernandes da Silva, Mikaely Kessia Gomes Virgilio, Karina Ellen do Carmo Sousa, Luzilene Ferreira dos Santos, Brenda Emanuele Silva Oliveira, Marta Rebeca Ribeiro da Silva, Manuele Raisa de Sousa Silva, Leonardo Thalyson Ferreira de Sousa, Rafael Stanley Ferreira de Sousa, Luciano Rafael Silva da Costa, Tais Fernanda Machado Oliveira e Antônio de Deus Pereira Neto.
“As atuações, segundo o juiz, estão individualizadas nas investigações e serão avaliadas durante os julgamentos, que devem acontecer pelo Tribunal Popular do Júri”, informou o G1
Os corpos das jovens, naturais de Teresina (PI), foram encontrados em uma cova rasa, no conjunto Parque Aliança, em Timon, Maranhão. Segundo relatos de familiares, elas saíram por volta das 15h acompanhadas de outra colega.